NATAL. Comércio santa-mariense estende mais o período para abrir as lojas até dia 24 de dezembro

Por GUILHERME BICCA, da Assessoria de Imprensa do Sindilojas

As entidades representantes do comércio varejista de Santa Maria, Sindilojas Região Centro e CDL SM, decidiram por ampliar o horário estendido do funcionamento do comércio de dezembro em uma hora. A decisão foi tomada durante reunião na manhã dessa terça-feira (5) e tem em vista um impulso nas vendas com a intensificação do movimento de consumidores em virtude do Natal.

Dos domingos escolhidos pelos lojistas para abertura do comércio, apenas o do dia 17 sofre alteração com a mudança, funcionando, portanto, entre 14h e 21h. Já o do dia 24, véspera de Natal, permanecerá das 9h às 18h.

O horário fica então atualizado entre os dias 18 e 22 de dezembro, quando o comércio deverá funcionar das 9h às 21h. O sábado, 23, também sofre alteração, passando para das 9h às 20h. O Sindilojas Região Centro lembra que todo lojista tem o direito legal de manter as portas abertas de seus estabelecimentos entre 7h30 e 22h, desde que respeitando as leis trabalhistas da categoria, bem como o Código de Posturas do Município.

A definição por parte das entidades é, portanto, uma sugestão com o objetivo de padronizar a abertura a título de informação para a população e que, assim, todos possam se organizar e ter um melhor aproveitamento dos horários dispostos.

Feriado

É importante lembrar que o feriado do dia 8 de dezembro possui convenção própria aprovada em assembléia geral do Sindilojas Região Centro, realizada no início do mês de novembro. Para esse caso, fica a critério do empregador a forma de pagamento pelo trabalho prestado no feriado, sendo duas as opções aplicáveis à categoria: prêmio de R$ 60,00 pago em folha do mês, bem como concessão de uma folga até o dia 31 de março de 2018; ou dobro da remuneração correspondente a um dia de trabalho, sem concessão de folga. O horário estabelecido para o feriado do dia 8 é normal, das 9h às 19h.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *