Arquivo

Crise nos EUA. Na grande maioria, previsões sobre a influência no Brasil são apenas chutes

Confira o que escreve o experimentado Luis Nassif, sobre as previsões que a mídia (a grandona e a que se acha) está publicando em torno da influência no Brasil da crise estratosférica da economia do Tio Sam. Depois, o meu comentário. A seguir:

 

“A crise econômica e o Brasil

Ninguém tem certeza sobre nada em relação aos efeitos da crise internacional sobre o Brasil. De minha parte, acho que este ano os efeitos serão menores, a não ser no mercado de capitais. Continuo insistindo que na hora em que houver a reversão das contas correntes – em um ponto qualquer do futuro – o quadro ficará complicado.

O problema das coberturas é não relativizar as afirmações. O que significa “Economia brasileira será afetada pela crise”. Que vai ser, não se tenha dúvidas. Mas muito, pouco, médio?

Como as manchetes exigem afirmações taxativas, a sensação que passa é da ante-sala do inferno (como em outros momentos era a ante-sala do paraíso).

Aqui uma boa entrevista de Guilherme de Barros com Armínio Fraga, no caderno “Dinheiro” (clique aqui). Como um analista sério, Armínio evita afirmações taxativas e catastrofismo.”

COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: na verdade, na verdade, lendo (e escutando) tudo o que é reproduzido na mídia, o que cabe é uma pergunta. Afinal, a quem interessa todo esse catastrofismo? Se encontramos a resposta, ou as respostas, talvez seja mais fácil entender o que pensam, e o que defendem, nossos midiatas.

 

 

SUGESTÕES DE LEITURAconfira aqui, se desejar, outras notas publicadas pelo jornalista Luis Nassif.

Leia também o noticiário atualizado sobre a crise no mercado financeiro. Uma boa dica é a reportagem “Bovespa fecha em queda de 6,6% e acumula perdas de 16% no ano”, de Epaminondas Neto, na Folha Online.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo