Economia

INFLAÇÃO CAI. Banco Central terá que encontrar outra desculpa para juro alto

Um dos argumentos principais para que os donos da decisão determinassem o aumento da taxa básica de juros: o perigo da volta da inflação. Verdadeiro terrorismo, segundo não poucos. Mas que sempre funcionou como escudo para que o crédito, no Brasil, fosse um dos mais caros do planeta.

E agora, como fica? Sim, pela quinta semana consecutiva, os doutos do mercado financeiro, ouvidos pelo Banco Central para a produção o boletim “Focus”, apontam redução da expectativa inflacionária. Pooois é! Terão, os carinhas do BC, que achar outro argumento para o achaque oficial. Ah, sobre a projeção inflacionária e outras previsões dos doutos, acompanhe material produzido pela Agência Brasil. A reportagem é de Kelly Oliveira. A seguir:

Estimativa da inflação oficial este ano tem quinta queda consecutiva

A projeção de analistas do mercado financeiro para a inflação oficial este ano caiu pela quinta semana seguida. A expectativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 5,27% para 5,19%. Para 2011, a estimativa permanece em 4,80% há 17 semanas, segundo o boletim Focus, divulgado às segundas-feiras pelo BC, com projeções de analistas do mercado financeiro para os principais indicadores da economia.

O IPCA é o índice escolhido pelo governo para acompanhar a meta de inflação de 4,5%, com margem de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Essa meta é válida para 2010 e para o próximo ano.

O boletim Focus também traz a projeção para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), que subiu de 8,36% para 8,43%, neste ano, e permaneceu em 5%, em 2011.

A expectativa para o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) neste ano oscilou de 8,47% para 8,50%. Para 2011, permanece em 5%.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo