Arquivo

Câmara. Agora, além do plenário, campanha eleitoral não pode ser feita nem nos corredores

As restrições da legislação eleitoral, que obrigam os veículos de comunicação eletrônicos a praticamente banir a opinião dos seus espaços, já são sentidas desde o início de julho, na Câmara de Vereadores de Santa Maria. A TV Câmara, por exemplo, não exibe as manifestações dos parlamentares candidatos – e eles são cinco – nem de outros edis que eventualmente emitam juízo acerca do pleito.

Na prática, o que se percebe(?) é que o debate político sumiu do plenário. Aliás, como você tem notado pelo que eu próprio tenho publicado, a rigor, não há mais discussão alguma no Legislativo – “interditado” para maiores (e menores) discussões.

Pois bem. A partir de agora, nem mesmo fora do plenário a campanha eleitoral será permitida. O Diário de Santa Maria noticia em sua edição desta quinta-feira que uma resolução da Mesa da Câmara impede qualquer atividade ligada à eleição. Nem mesmo mandar e-mail dos gabinetes, que dirá colar santinhos nos corredores. Leia você mesmo:

”Câmara sem propaganda
Legislativo proibiu campanha dentro dos limites da Casa. A partir de hoje, nada de pedir voto no local

A partir de hoje, não será permitido propaganda política na Câmara de Vereadores de Santa Maria. Na prática, fazer campanha, colar cartaz, distribuir santinho, telefonar, mandar e-mail ou qualquer outra atividade ligada à eleição estão proibidas dentro dos limites da Casa. Nem o espaço dos gabinetes dos parlamentares ficou de fora das restrições.

Ontem, uma resolução da Mesa Diretora já havia sido assinada pela presidenta da Casa, Anita Costa Beber (PP), pelo vice, Loreni Maciel (PT) e pelo 2º secretário, Júlio Brenner (sem partido). Faltava apenas a assinatura do 1º secretário João Carlos Maciel (PMDB).

– Se liberar, vai ficar pior. Fica tudo cheio de propaganda. Acho muito feio. Ali é um local de trabalho – afirma Anita.

Nesta eleição, cinco vereadores concorrem a deputado estadual e federal. Eles serão os primeiros a sentir o efeito da redução dos espaços para a campanha. No início do mês, a Casa já havia retirado da transmissão da TV Câmara parte dos pronunciamentos que os vereadores têm para falar sobre o assunto que desejam.

Segundo Anita, a resolução deverá ser lida na sessão de hoje. Ela disse que as normas foram baixadas depois de consulta à procuradoria da Cãmara, num formato parecido ao adotado pela prefeitura e o governo do Estado.

– Já houve uma determinação no Executivo. A gente copiou o que o prefeito e o governador já fizeram. Se eu quiser fazer campanha e distribuir material…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.clicrbs.com.br/jornais/dsm/

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo