Eleições 2008. Saiba o que é pesquisa qualitativa. E o que os candidatos buscam com ela
Formal ou informalmente, os candidatos a prefeito estão realizando pesquisas qualitativas também em Santa Maria. Elas funcionam como termômetro do momento e balizam estratégias. São as definidoras, inclusive, do que os que delas se utilizam, dos programas de rádio e televisão que você está escutando e/ou vendo nesses últimos dias de campanha.
Mas, o que é pesquisa qualitativa e como elas são usadas? Interessante reportagem a respeito foi publicada no G1, o portal de notícias das Organizações Globo. Vale a pena ler. O texto é da jornalista Maria Angélica Oliveira. Acompanhe e veja se há pontos de contato com o que acontece hoje em Santa Maria. A seguir:
Nos bastidores das campanhas, pesquisa qualitativa capta ‘emoção’ do eleitor
Pesquisa ‘quali’ não busca estatísticas e geralmente é feita em grupos. Resultados ajudam a definir estratégias, discursos e até jingles.
As pesquisas qualitativas são pouco divulgadas para o público e – menos ainda -alardeadas pelos candidatos. Nos bastidores das campanhas, no entanto, ajudam a definir os caminhos da disputa.
Ao contrário da pesquisa quantitativa, aquela que revela a intenção de voto, ou seja, qual percentual da população pretende votar em determinado candidato, a qualitativa não busca índices, não se preocupa com estatísticas. O objetivo é captar o “sentimento”, a “emoção” do eleitor.
Uma das modalidades mais comuns de pesquisa qualitativa é aquela feita em grupo. Coordenados por moderadores, os eleitores conversam sobre o candidato, sobre a campanha, discutem atitudes, argumentos e tudo o mais que a campanha quiser testar. As respostas são analisadas por especialistas e auxiliam na construção ou adaptação de estratégias, discursos e até slogans e jingles…
SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem Nos bastidores das campanhas, pesquisa qualitativa capta ‘emoção’ do eleitor, de Maria Angélica Oliveira, no G1, o portal de notícias das Organizações Globo.
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