Arquivo

Eleições 2008. Saiba o que é “pesquisa qualitativa”. E o que os candidatos buscam com ela

Formal ou informalmente, os candidatos a prefeito estão realizando pesquisas qualitativas também em Santa Maria. Elas funcionam como termômetro do momento e balizam estratégias. São as definidoras, inclusive, do que os que delas se utilizam, dos programas de rádio e televisão que você está escutando e/ou vendo nesses últimos dias de campanha.

 

Mas, o que é “pesquisa qualitativa” e como elas são usadas? Interessante reportagem a respeito foi publicada no G1, o portal de notícias das Organizações Globo. Vale a pena ler. O texto é da jornalista Maria Angélica Oliveira. Acompanhe e veja se há pontos de contato com o que acontece hoje em Santa Maria. A seguir:

 

“Nos bastidores das campanhas, pesquisa qualitativa capta ‘emoção’ do eleitor

 

Pesquisa ‘quali’ não busca estatísticas e geralmente é feita em grupos. Resultados ajudam a definir estratégias, discursos e até jingles.

 

As pesquisas qualitativas são pouco divulgadas para o público e – menos ainda -alardeadas pelos candidatos. Nos bastidores das campanhas, no entanto, ajudam a definir os caminhos da disputa.

 

Ao contrário da pesquisa quantitativa, aquela que revela a intenção de voto, ou seja, qual percentual da população pretende votar em determinado candidato, a qualitativa não busca índices, não se preocupa com estatísticas. O objetivo é captar o “sentimento”, a “emoção” do eleitor.

Uma das modalidades mais comuns de pesquisa qualitativa é aquela feita em grupo. Coordenados por moderadores, os eleitores conversam sobre o candidato, sobre a campanha, discutem atitudes, argumentos e tudo o mais que a campanha quiser “testar”. As respostas são analisadas por especialistas e auxiliam na construção ou adaptação de estratégias, discursos e até slogans e jingles…”

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem “Nos bastidores das campanhas, pesquisa qualitativa capta ‘emoção’ do eleitor”, de Maria Angélica Oliveira, no G1, o portal de notícias das Organizações Globo.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo