ComportamentoEducação

EDUCAÇÃO. Horário de Verão de 2018 começa no mesmo dia em que será aplicada a 1ª prova do Enem

A primeira prova do Enem de 2018 será realizada em 4 de novembro. No mesmo dia, terá início o novo horário de verão deste ano

Por MAIQUEL ROSAURO, com foto da Agência Brasil, da Equipe do Site

O horário de verão terminou no final de semana, resultando no atraso de uma hora nos relógios de moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. O tema chegou a render polêmica, ano passado, já que o presidente Michel Temer (PMDB) estudou se acabava ou não com a prática, uma vez que não há consenso quanto à relação com a economia de energia elétrica. Contudo, o Planalto chegou a um meio termo que promete trazer novas contestações.

Em 15 de dezembro, Temer assinou o Decreto 9.242/2017 (AQUI) que determina o início do horário de verão “a partir de zero hora do primeiro domingo do mês de novembro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente, em parte do território nacional”. Na prática, o peemedebista retirou 15 dias da medida, já que o Decreto 6.558/2008 (AQUI), do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), determinava como início o terceiro domingo de outubro.

Com a nova legislação, o horário de verão de 2018 terá início em 4 de novembro e irá se estender até 17 de fevereiro de 2019. Além de ser menor que o habitual, a medida terá consequências para milhares de estudantes.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou em janeiro que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro. A coincidência de datas já gera críticas de educadores.

Conforme o professor de Língua Portuguesa, Saigon Quevedo, o ideal seria não ocorrer dois eventos nacionais no mesmo dia.

“O simples fato de o aluno saber que terá uma hora a menos de sono, mesmo que isso não o prejudique, pode deixá-lo ansioso apenas com a possibilidade”, comenta.

Saigon também chama atenção para os estudantes que dependem de transporte para fazer a prova. Com a alteração no horário, não poderão ficar uma hora a mais na cama.

O edital do Enem 2018 será publicado em 21 de março. As inscrições para as provas irão ocorrer entre 7 e 18 de maio.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo