ELEIÇÕES 2018. Na Quarta Colônia, Jairo Jorge (PDT) defende desburocratizar o licenciamento ambiental
Por Maiquel Rosauro
O PDT reuniu algumas de suas principais lideranças em nível estadual, em Pinhal Grande, na sexta-feira (2), para o 20º Seminário o Rio Grande do Sul tem Solução. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores do município da Quarta Colônia e teve como principal destaque uma palestra do pré-candidato a governador, Jairo Jorge.
O ex-prefeito de Canoas falou sobre seus planos para o Rio Grande do Sul voltar a crescer e chamou atenção para a questão ambiental.
“Hoje, uma licença ambiental leva 900 dias para ser emitida no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, demora 90 dias. Somos o Estado mais lento e burocrático do Brasil”, ressaltou.
Cerca de 60 pessoas acompanharam a palestra, grande parte pequenos agricultores do município. Para eles, Jorge garantiu que, se eleito, dará apoio ao agronegócio e a agricultura familiar. Contudo, o pedetista ressaltou que as soluções para o Estado não são simples.
“Inovação é a grande solução. Temos que ser austeros e fazer o Rio Grande do Sul crescer. Aumentar impostos e vender empresas públicas não é a solução”, afirmou.
Jorge também ressaltou a importância do diálogo e o respeito aos servidores, sobretudo, com os professores e brigadianos. Além disso, ele apontou o uso da tecnologia como essencial na aprendizagem dos estudantes.
Participaram do evento em Pinhal Grande: o deputado federal Pompeo de Mattos; os deputados estaduais Gilmar Sossella e Gerson Burmann; e o presidente do PDT de Santa Maria, Marcelo Bisogno.
Perguntem para o ex-prefeito de Canoas o tamanho da dívida e o tamanho do déficit que ele deixou. Da secretaria de saúde, da fundação de saúde, da secretaria de segurança. Mil cabides para pendurar aspones.
Politico mentindo é o que não falta. Nota-se que o prazo catarinense é 10 vezes menor que o gaúcho. Licença ambiental é gênero e tem três espécies, cada uma com prazo de até 6 meses (que geralmente não é observado). Se existir estudo de impacto ambiental o prazo é um ano teoricamente.
Santa Catarina é um estado que tem uma peculiaridade importante: nunca elegeu governador do PT e nem do PDT. Por isto só vai pra frente.
Jairo Jorge tem grande chance de se eleger, um petista disfarçado. Marketeiro até mandou raspar a barba para desvincular do antigo partido e parecer novidade.