PolíticaSegurança

POLÍTICA. Marina e Alckmin avalizam intervenção na segurança do Rio. Bolsonaro e Ciro têm suas reservas

Marina, do Rede, deu seu apoio; assim como o tucano Alckmin. Já Bolsonaro, pela Direita, e Ciro, à Esquerda, apresentam restrições

No portal especializado PODER360, de Douglas Rodrigues, com imagens de Reprodução

O governo decretou intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro. A medida foi anunciada nesta 6ª feira (16.fev.2018). O Poder360 compilou o que já disseram os principais postulantes ao Planalto.

O decreto, assinado pelo presidente Michel Temer (MDB), tem validade até o final de seu mandato, 31 de dezembro de 2018. É a 1ª vez que há uma intervenção federal desde a promulgação da Constituição, em 1988. A justificativa do governo é a de tentar acabar com 1 “grave comprometimento da ordem pública”.

Dentre os 5 principais pré-candidatos, apenas o ex-presidente Lula (PT) não se manifestou. Veja abaixo:

JAIR BOLSONARO

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) postou em seu perfil no Facebook 1 vídeo comentando a intervenção federal no Rio. Bolsonaro disse que defende a medida, mas, segundo ele, “não dessa forma, feita nos porões do Palácio do Planalto, longe dos integrantes das polícias e da cúpula militar”.

Para o ex-capitão do exército, a decisão do governo “cheira a mais 1 remendo” na segurança do que uma medida eficaz. “A insegurança no Rio de Janeiro tem que ser combatida com energia e, se for o caso, com mais violência ainda”, disse ele.

MARINA SILVA

Pré-candidata à Presidência da República pela Rede Sustentabilidade, Marina Silva defendeu a intervenção federal, pois é uma medida extrema para lidar com a situação grave da segurança pública no Rio de Janeiro.

“Essa medida imediata de intervenção reflete também a inação de sucessivos governos federais que negligenciaram a pauta da segurança pública”. No Twitter, Marina disse esperar que a decisão de intervir no Estado tenha sido precedida “do mais responsável planejamento”.

CIRO GOMES

“Torço muito que possa dar certo, mas duvido muito!”, disse o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT). Para ele, a medida anunciada pelo governo tem motivação “mesquinha e politiqueira”. “Biombo para o fracasso político da malfadada reforma da Previdência que de reforma nada tem”, disse em nota.

Apesar de criticar o governo federal, Ciro diz que a intervenção atende a “súplica generalizada da sociedade brasileira que anda com medo”. O pedetista também elogiou o general, Walter Braga Netto, nomeado interventor da segurança do Rio. “É o que há de melhor em nossas forças armadas. Sério, competente e com elevado espírito público, deve ter o apoio de todos nós”, diz.

GERALDO ALCKMIN

O governador de São Paulo e pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, Geraldo Alckmin, disse que a intervenção é uma decisão “extrema” e “necessária”“só que tem que ser transitória”, defendeu ele.

Alckmin falou durante uma entrevista coletiva em São Paulo (SP), na última 6ª feira (16.fev.2018). Ele disse esperar que, com a intervenção no Rio, o governo ataque as “causas” do problema de segurança pública no país. O tucano também apoiou a criação do Ministério da Segurança Pública, anunciado pelo governo neste sábado (17.fev.2018).

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo