Saúde

SAÚDE. Implantado novo fluxo de dispensação de insumos para diabéticos que residem em Santa Maria

Para ter acesso às fitas e aos glicosímetros pacientes precisam ser usuários cadastrados no SUS, além de estarem vinculados às Unidades de Saúde. Foto Deise Fachin

Por Mariana Fontana / Prefeitura de Santa Maria

Seguindo legislação estadual e nacional, a Prefeitura de Santa Maria está, desde o mês de novembro, trabalhando na implantação de um novo fluxo de distribuição de insumos, nas farmácias municipais Central e Leste, para pacientes diabéticos. A medida vem sendo adotada de forma gradual e pretende, além de adequar a distribuição dos materiais, orientar e trabalhar o cuidado com a medicação dos pacientes.

Conforme a médica clínica geral do Município, Angela Paiva, que trabalha na equipe responsável pela reformulação, a mudança na distribuição dos insumos segue as orientações de duas portarias: a 74, de 2002, da Secretaria Estadual de Saúde, e a 2.583, de 2007, do Ministério da Saúde, que tratam sobre a distribuição de insumos para diabéticos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com Angela, a legislação define que a distribuição das fitas e glicosímetros deve ser feita apenas aos pacientes que são cadastrados no SUS, residentes em Santa Maria e que estão vinculados a Unidades de Saúde do Município.

Até então, a distribuição dos dois insumos no Município não seguia rigorosamente essa determinação, sendo que a entrega dos materiais não obedecia a critérios específicos. O novo fluxo de distribuição ainda está em fase de implantação e ocorre conforme a demanda das farmácias municipais, sendo a dispensação dos insumos feita pelos farmacêuticos. O objetivo da ação é garantir que esses insumos sejam disponibilizados a quem realmente necessita, além de ser uma forma também de trabalhar a orientação aos usuários, já que, quando passam pelos profissionais, os pacientes também recebem informações sobre o uso dos medicamentos.

“A Secretaria de Saúde do Município está buscando implantar processos que sigam as orientações dos Cadernos de Atenção Primária previstos pelo Ministério da Saúde. Queremos organizar esses fluxos, aumentar o acesso da população e otimizar as verbas, evitando o desperdício do dinheiro público. A Saúde é um compromisso de Governo do prefeito Jorge Pozzobom e estamos trabalhando para prestar um serviço cada vez mais qualificado aos nossos usuários”, enfatizou a secretária de Saúde de Santa Maria, Liliane Mello Duarte.

“Uma das funções do Sistema Único de Saúde também é atuar de forma educativa. Queremos mostrar para o paciente que temos interesse na saúde dele e que é preciso seguir o que é determinado pelo médico para controlar a sua patologia”, complementou Angela.

Fornecimento de Glicosímetros
De acordo com a coordenadora da Política da Assistência Farmacêutica do Município, Salete Zago de Barros, os glicosímetros são fornecidos pelo sistema de comodato, ou seja, são emprestados aos usuários, além disso, por meio deles, é possível verificar a quantidade de fitas que o paciente usa, o que permite verificar se as orientações médicas e dos farmacêuticos estão sendo seguidas.

“Nosso objetivo é trabalhar de forma organizada, evitando sempre o desperdício de materiais para poder garantir o abastecimento das farmácias. Nosso foco é, sempre, um melhor atendimento aos nossos usuários”, destacou.

Farmácia Municipal
A distribuição monitorada dos insumos está sendo feita na Farmácia Municipal Central e na Distrital de Camobi. A Central está localizada na Rua Roque Calage, nº 55, no Centro. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h para retirada de medicamento, e das 8h às 13h para a retirada de insumos. Já a Farmácia Distrital Leste funciona junto à Unidade de Saúde Wilson Paulo Noal, localizada na Rua Reinaldo Manoel Guidolin, nº 130. No local, o funcionamento também é de segunda a sexta-feira, das 8h ao mio-dia e das 13h30min às 16h.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo