CampanhaEleições 2018Política

ÀS URNAS. Eleição presidencial tem 11 pretendentes já postos. Mas ainda há um punhado a se apresentar

No portal do CORREIO DO POVO, com informações d’O Estado de São Paulo e foto de Reprodução

A cinco meses para o início do registro das candidaturas, a corrida eleitoral deste ano começa a ganhar forma ao menos 11 postulantes ao Palácio do Planalto. Nesta quinta-feira, os nomes do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) foram lançados por seus partidos. Especialistas apontam o cenário de incerteza na disputa presidencial, reflexo da crise política, e o fim do financiamento empresarial como determinantes para a proliferação de candidaturas.

A cinco meses para o início do registro das candidaturas, a corrida eleitoral deste ano começa a ganhar forma ao menos 11 postulantes ao Palácio do Planalto.

Fator Lula

Na esquerda, a indefinição sobre a candidatura de Lula também incentiva a fragmentação. Além do petista e de Ciro, o PSOL lança amanhã Guilherme Boulos como pré-candidato. Embora considerada mais ao centro, Marina Silva (Rede) – oficializada como pré-candidata em dezembro passado – disputa o mesmo eleitorado.

No outro extremo, o PSL filiou o deputado Jair Bolsonaro (RJ), que só fica atrás de Lula nas sondagens eleitorais. O empresário João Amoêdo, foi lançado pelo Novo em novembro do ano passado. Para o cientista político Vitor Marchetti, da Universidade Federal do ABC, uma das medidas do que chama de “desestruturação” de sistema político é o número de candidaturas à Presidência. Segundo ele, até o momento, é possível projetar 18 candidaturas presidenciais para 2018. “Nosso recorde foi em 1989 quando 22 candidatos se lançaram. A diferença é que em 1989 a descoordenação era reflexo da inauguração do regime, já 2018 é um retrato de sua desconstrução.”

Vitorioso na primeira eleição após a redemocratização, o senador Fernando Collor (AL) se lançou pré-candidato ao Planalto pelo PTC. “Com a crise e a ausência de candidatos com grande poder de aglutinação, todos partidos políticos resolveram se aventurar”, disse o cientista político Carlos Melo, pesquisador do Insper. A consequência, segundo ele, pode ser uma disputa em segundo turno entre dois candidatos com poucos votos. Para Marchetti, “uma candidatura que consiga algo em torno de 20% dos votos no primeiro turno terá grande chance de disputar o segundo e sair vitoriosa…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Mais do mesmo, uma dúzia de candidatos e não tem nenhum.
    Werner concorreu à prefeito e teve 7 mil votos, votação muito boa se tivesse buscando a vereança. Jango Júnior tem um discurso que seria muito bom se as eleições fossem as de 1965 (que não saíram). Até as pedras portuguesas da Avenida Rio Branco sabem que é uma candidatura inviável, serve somente para o partido tentar escapar da cláusula de barreira.

  2. Pátria Livre do presidente estadual Werner Rempel também tem candidato a presidente. João Vicente Goulart, filho de Jango, ex presidente do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo