CIDADE. Vem aí mais uma Calourada. Prefeitura programa ações para garantir a festa com segurança
Por MARIANA FONTANA (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
A partir da próxima segunda-feira (05), os estudantes que ingressam nas universidades de Santa Maria terão um local comum de concentração: a Praça Saturnino de Brito, conhecida como a Praça do Brahma. O local é o tradicional ponto de encontro das festas universitárias nos começos de semestre letivo e, para garantir um momento de diversão seguro e adequado, a Prefeitura de Santa Maria e os órgãos de segurança da cidade estão trabalhando nos preparativos a edição 2018 da Calourada Segura, que ocorre de 5 a 9 de março.
Assim, as secretarias de Governo envolvidas na organização do evento estão executando diferentes ações com o objetivo de promover melhorias na Praça Saturnino de Brito. Nesta quarta-feira (28), equipes da Secretaria de Meio Ambiente trabalharam na poda de árvores da praça. A ação se fez necessária para melhorar a visibilidade das câmeras de segurança que estarão instaladas no entorno da praça e para viabilizar a instalação da Plataforma de Observação Estendida (POE) – que é uma unidade móvel de videomonitoramento disponibilizada pela Brigada Militar.
Além disso, está sendo feita a revisão e instalação de lâmpadas e faroletes, para melhorar a iluminação. Também está prevista uma pintura no local, além do recolhimento de entulhos depositados de forma irregular no local. Ainda, até a data do evento, serão instalados novos contêineres e banheiros químicos no entorno da praça.
Também com o objetivo de garantir a segurança dos calouros, haverá atuação da Superintendência de Fiscalização da Prefeitura. A partir das 22h, os bares não poderão mais vender bebidas, e a partir das 23h, será estipulado o horário de silêncio, sendo realizada a dispersão dos calouros e não sendo mais permitido sons altos. Vendedores ambulantes não poderão comercializar seus produtos, estando sujeitos à fiscalização.
“Como tivemos sucesso nas últimas duas edições, estamos repetindo as ações executadas. Envolvemos diversas secretarias para preparar o ambiente de forma segura. Nos reunimos com as chefias da Segurança Pública do Município e trabalharemos de forma integrada. Serão 40 câmeras de alta resolução com sensores térmicos e infravermelho, além de efetivo que estará a pé e motorizado fazendo a segurança no entorno da praça. São várias secretarias e órgãos de Segurança envolvidos com o objetivo principal de oferecer uma boa recepção aos nossos estudantes”, explicou o superintendente da Guarda Municipal e coordenador operacional da Calourada Segura, Sandro Nunes.
ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO
Outra definição já alinhada diz respeito ao trânsito. O fechamento das ruas que dão acesso à praça ficará a cargo da Secretaria de Mobilidade Urbana. A pasta também é responsável pela organização do trânsito nas ruas do entorno. As ruas que dão acesso à praça serão fechadas – de acordo com a movimentação – a partir das 18h30min até a 01h. Os bloqueios previstos são:
Rua Dr. Bozzano – no trecho da Serafim Valandro até a Conde de Porto Alegre
Rua Duque de Caxias – no trecho da Venâncio Aires até a Niederauer
Rua Coronel Ernesto Marques da Rocha – no trecho da Dr. Bozzano com a Niederauer
* Rua Coronel Niederauer – caso o movimento esteja intenso, os agentes de trânsito e Guarda Municipal poderão fechar o trânsito no trecho das ruas Duque de Caxias até a Serafim Valandro. Assim, o trânsito será orientado para a Duque de Caxias.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
O hit mais ouvido vai ser “Que tiro foi esse”. Literalmente.
Eis o momento da vida que os seres humanos voltam às suas origens tribais, alguns até só faltam subir nas árvores e fazerem huhu-huu. Alguns espertos – os que judiam dos calouros – chamam de “socialização”. O problema é que o entorno e a cidade não têm nada a ver com isso, precisam de sossego e não correrem risco de vida.
Circo e circo, essa é a especialidade do prefeito!
Foi um primeiro ano de mandato mais apagado que a visão do espaço da Coreia do Norte à noite, mas uma das poucas coisas que funcionou na administração dele ano passado foi uma ação conjunta e preventiva com a Brigada nessa confusão semestral, depois de décadas de reclamações e que os prefeitos anteriores não deram conta. A César o que é de César, ao Jorge ao que é do Jorge. Já esse ano vamos ver as notícias depois da tal semana.