Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
CongressoEleições 2018PartidosPolítica

CONGRESSO. 27 já deixaram o seu partido e, em 10 dias, janela da traição é mais perversa com o (P)MDB

Por ISABELLA MACEDO, do portal especializado Congresso em Foco, com foto de Wilson Dias/ABr

Rodrigo Pacheco trocou o (P)MDB pelo DEM para disputar o governo de Minas. Partido é o que tem mais perdas acumuladas

Pouco mais de uma semana após o início da chamada janela partidária – período em que os deputados podem trocar de partido sem risco de perder o mandato –, ao menos 27 parlamentares confirmaram mudança de legenda até a última sexta-feira (16), de acordo com levantamento do Congresso em Foco. Outros nomes ainda avaliam o seu futuro político e mantêm reserva sobre as negociações em andamento.

O PSL, nova sigla de Jair Bolsonaro (RJ), foi o que mais cresceu até o momento: sete filiações já estão confirmadas e uma em fase final de negociação. Esse é o caso do deputado Major Olímpio (SP), que acerta os últimos detalhes de sua saída do Solidariedade.

Já o MDB, do presidente Michel Temer, é o que acumula mais baixas até aqui: sete desfiliações e nenhum ingresso até o momento. Dessas, cinco são de deputados do Rio de Janeiro, que abandonaram a sigla em meio ao desgaste provocado pelas condenações do ex-governador Sérgio Cabral, pelas denúncias contra o governador Luiz Fernando Pezão e pela grave crise financeira que atinge as contas do estado.

Impulsionados pela debandada no MDB, os parlamentares fluminenses são os que mais migraram até agora: oito dos 46 integrantes da bancada se refugiaram em nova filiação partidária nos últimos dias.

O deputado Rodrigo Pacheco (MG), que presidiu a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e conduziu o encaminhamento das duas denúncias criminais contra o presidente Michel Temer em 2017, também trocou o MDB pelo DEM. Enquanto os emedebistas articulam a reedição da aliança com o governador Fernando Pimentel (PT-MG), Pacheco planeja sua candidatura ao governo de Minas Gerais, sonho que deve viabilizar pelo Democratas.

“Infelizmente, prevaleceram outras forças do partido que levarão à reedição da equivocada aliança com o PT na eleição deste ano”, justificou o deputado ao anunciar sua saída do MDB. O líder do partido na Câmara, Baleia Rossi (SP), acredita que o partido conseguirá reequilibrar o jogo, trazendo até dez novos filiados até o fim da janela partidária.

Pela legislação eleitoral, de 8 de março a 6 de abril, deputados podem sair das legendas pelas quais foram eleitos para se filiar a outras siglas sem correr o risco de ter o mandato reivindicado na Justiça por infidelidade partidária. A brecha legislativa, criada para contemplar as pretensões dos políticos em ano eleitoral, deu início a um “leilão” de parlamentares na Câmara.

Os lances vão desde promessas de financiamento do partido e tempo no horário eleitoral para as campanhas a espaço dentro das legendas, como comando de diretórios e cargos nas executivas partidárias. Em meio a essas negociações, alguns deputados ainda mantêm o clima de mistério, conversam com um e outro partido político, mas postergam a definição de seu futuro. PTB e PR, por exemplo, chegam a oferecer R$ 2,5 milhões de repasses dos fundos eleitoral e partidário aos deputados para financiar a campanha dos atuais e dos novos deputados. O valor corresponde ao teto do gasto de um postulante a esse mandato….”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo