ELEIÇÕES 2018. Jader Maretoli lança pré-candidatura à Assembleia. Meta é ampliar o desempenho de 2016
Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto), da Equipe do Site
O ex-candidato a prefeito de Santa Maria, Jader Maretoli (PRB), lançou na tarde de domingo (18), no Barchet Festas e Eventos, no Bairro Nonoai, sua pré-candidatura a deputado estadual. Após um surpreendente desempenho na campanha para o Executivo, em 2016, seu objetivo agora é resgatar os 19.487 votos recebidos e ampliar sua base de eleitores para o pleito que se avizinha.
No pleito para a Prefeitura, Jader concorreu pelo Solidariedade (SD). Porém, em 25 de junho do ano passado, filiou-se ao PRB (AQUI), um partido que parece ter sido feito sob medida para suas aspirações.
O PRB é visto como um case ímpar na política nacional, tanto que em 2016 saltou de 80 para 105 prefeitos em todo país. A sigla surgiu dentro dos templos da Igreja Universal do Reino de Deus e conseguiu, ao longo da última década, se sobrepor a sua origem religiosa, o que ajudou a dirimir preconceitos e também a atrair filiados sem vínculos com a Igreja.
Na tarde desse domingo, por exemplo, cerca de 100 pessoas participaram do almoço que marcou a pré-candidatura e também comemorou os 33 anos de Jader, completados no sábado (17). Entre os presentes, estavam pastores, empresários, pessoas atendidas por projetos sociais da Igreja e futuros pré-candidatos a vereador em 2020.
“Aqui (Santa Maria) é um reflexo do que acontece no Estado. Fazer política para nós não precisa ser aquela coisa pesada e chata. Podemos melhorar e suavizar o ambiente político, criando um local de construção e relacionamento verdadeiro”, explica o deputado federal e presidente estadual da sigla, Carlos Gomes.
Também acompanharam o evento o pré-candidato a deputado federal e sogro de Jader, Oseas da Costa (PRB) e o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Alexandre Vargas (PRB), que é um dos principais responsáveis pelo embarque de Jader no PRB.
O plano do partido é eleger entre dois e três deputados estaduais. Nas contas da legenda, com 20 mil votos já é possível começar a pleitear uma cadeira na Assembleia Legislativa.
“Isso dá uma tranquilidade, pois se conseguirmos repetir a votação para prefeito aqui na cidade, que é uma probabilidade muito grande, e trabalharmos fora, com alianças federais, impulsionaremos muito mais nossas chances”, projeta Jader.
O pré-candidato calcula que haja, apenas em Santa Maria, cerca de 60 mil votos que não possuem dono, já que Jorge Pozzobom (PSDB), Werner Rempel (PPL) e Marcelo Bisogno (PDT) não irão concorrer em outubro.
Se a politica já está uma coisa inominável, agora acrescentem nessa sopa o ingrediente “religião”.
Bonita a imposição de mãos para o passe espirita.
Tinha água benta a 150 pilas o copo? E o povinho embarca!
Tinha vassoura ungida a mil barões a unidades?