PrefeituraSanta MariaTragédia

KISS. Números finais para projeto do Memorial: 133 inscritos de 14 estados do País. 40 deles são gaúchos

Por MARIANA FONTANA (texto) e DEISE FACHIN (foto/Arquivo) , da Assessoria da Prefeitura

Um total de 133 propostas estarão em análise para a escolha do memorial às vítimas da Boate Kiss. Esse foi o número final de inscritos homologados no Concurso Público Nacional de Arquitetura, criado para a escolha da homenagem, cujas inscrições encerraram na última segunda-feira (19).

Conforme a organização, do total de propostas inscritas, 40 são do Rio Grande do Sul. Posteriormente, nesta ordem, estão os estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais, com os maiores números de propostas. Ao todo, 14 estados do Brasil contam com representantes inscritos.

“Queremos que Santa Maria, através desse memorial, dê um recado para o Brasil e o mundo, o recado de que isso não irá mais se repetir. Esse número de inscritos comprova o engajamento da sociedade nesse episódio, que sempre irá nos marcar. Esse é um trabalho coletivo, que envolve a Associação, envolve arquitetos, a Prefeitura e, acima de tudo, a comunidade, que, desde o início, por meio da destinação de recursos, se inseriu nesse projeto”, destacou o prefeito Jorge Pozzobom, lembrando que esse é o primeiro concurso público do Brasil com financiamento exclusivo da sociedade.

De acordo com o coordenador do concurso, o arquiteto Tiago Holzmann da Silva, o total de inscritos supera a expectativa da organização. Segundo ele, essa inscrição massiva representa, entre outras questões, o reconhecimento à tragédia.

“A nossa previsão, se o concurso fosse um grande sucesso, é que teríamos cerca de 100 inscrições, mas tivemos uma procura 30% maior. Isso representa a valorização que os arquitetos estão dando ao memorial. Demonstra também o reconhecimento e mostra que o memorial é algo relevante e que essa é uma situação que precisa ser enfrentada. É um reconhecimento nacional à tragédia da Kiss”, destacou Holzmann.

“A Associação entende que esse é um número expressivo e que mostra que estamos no caminho certo. Muitos criticavam e diziam que o projeto deveria ser feito por uma pessoa determinada, indicada. Esse processo do concurso dá credibilidade para que outros participem. Percebemos também que as pessoas estão envolvidas com esta história, que querem contribuir”, complementou o presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Sergio Silva.

PRÓXIMAS ETAPAS

De acordo com o cronograma do concurso nacional, a entrega das propostas está prevista para dia 2 de abril, por meio do SITE DO CONCURSO. Entre os dias 5 e 8 de abril haverá o julgamento das propostas entregues, que será sigiloso (sem que os julgadores saibam de quem são as propostas).  Já a divulgação do projeto vencedor está marcada para o dia 10 de abril, em evento público que será realizado em Santa Maria.

O Concurso Público Nacional é organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS), com promoção da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), e apoio da Prefeitura Municipal de Santa Maria, do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), e das três faculdades de Arquitetura e Urbanismo de Santa Maria.

CRONOGRAMA

2 de abril de 2018: Entrega das propostas via site do Concurso

5 a 8 de abril de 2018: Julgamento das propostas entregues

10 de abril de 2018: Divulgação do resultado

24 de abril de 2018: Premiação e Apresentação Pública da Proposta Vencedora

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo