LÁ DO FUNDO. Ideologia do PRB, Harrisson e a ideia, docentes e Luci, o futuro de Schirmer, mais jornalistas
– Ideologia é isso: o PRB tanto pode apoiar José Ivo Sartori (PMDB), quanto Luiz Carlos Heinze (PP), Jairo Jorge (PDT) ou Eduardo Leite (PSDB).
– Invenção claudemiriana? Não, foi dito no final da semana passada, por lideranças do PRB, no lançamento da pré-candidatura de Jader Maretoli para a Asssembleia Legislativa.
– Professores municipais em campanha salarial. Querem 15,5% de reposição. Governo, que ainda não fez proposta, dificilmente sugerirá além da inflação annual.
– Curiosidade na categoria é saber o comportamento da vereadora Luci Duartes, que tem votado sempre com o governo, mas também se considera representante da categoria na Câmara.
– Antigamente, beeem antigamente, uma líder de classe, até hoje bastante respeitada por suas posições, decidiu ficar ao lado dos professores, em vez de com o governo de que fazia parte.
– Memória do escriba é boa, e arquivo também. No caso, trata-se de Circe Rocha, ex-presidente do Sindicato dos Professores Municipais e que foi vereadora pelo PT.
– Lá pelo final do ano, anunciou-se Francisco Harrisson poderia ser candidato a deputado federal, pelo PMDB. Ele próprio se dizia simpatico à ideia.
– Os últimos fatos apontam que a ideia era apenas, mesmo, uma ideia. E o PMDB local vai mesmo apoiar apenas forasteiros para a Câmara dos Deputados.
– Sempre se disse e escreveu que Cezar Schirmer (foto acima, de Divulgação), ex-deputado, ex-prefeito de Santa Maria e atual secretário estadual de Segurança Pública é o plano B do PMDB para o Governo do Estado.
– Isso, claro, na suposição de que o atual governador José Ivo Sartori não seja candidato à reeleição. Sem falar que Schirmer poderia ser também, se escreveu, opção para o Senado.
– Pois bem, está chegando a hora da verdade. Até 6 de abril, se for instado a concorrer, Schirmer terá que se desincompatibilizar da secretaria. Ou ficará inelegível. Portanto…
– Alvíssaras para o mercado de trabalho para jornalistas na área política. Mais dois vereadores estão contratando profissionais para gerir a área de imprensa.
– Manoel Badke (DEM) e João Kaus (PMDB), que por sinal são candidatos a deputado em outubro, agora tem jornalistas no seu quadro de assessores.
Pelos seus posicionamentos em favor do PSDB….daqui a pouco o prefeito a convida para ser a lider do governo e do PSDB cumulativamente.
Luci é mais Vice que o proprio Sergio.
A Tia da Moto é, entre os e as integrantes do Parlamento, a mais governista, mais tucana, mais cladistonista do casarão da Vale Machado.