Câmara de VereadoresCidadaniaEconomiaEconomia SolidáriaEleições 2018PartidosPolíticaPrefeitura

LUNETA ELETRÔNICA. CPI polêmica, móveis sumidos, confusão na sindicância, PP e Heinze, Vargas e Adesm

PROGRESSISTAS – No último sábado, um grupo de militantes do PP (Progressistas) esteve em São Borja. Lá aconteceu um encontro de apoio à pré-candidatura ao Palácio Piratini, do deputado federal Luiz Carlos Heinze. O grupo foi liderado pela presidente do partido em Santa Maria, Sandra Rebelato, e pelo vice-prefeito, Sergio Cechin. Conforme Sandra, o PP de santa-mariense apoia a candidatura própria e acredita nas potencialidades de Heinze, “devido a sua competência, experiência e seriedade.”

Por MAIQUEL ROSAURO (com Claudemir Pereira), da Equipe o Site

* O vereador Marion Mortari (PSD) prestou depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga possíveis irregularidades na utilização de máquinas e servidores públicos em propriedade particular, nessa segunda (12), no Plenário do Legislativo.

* Mortari, que é denunciante do ocorrido, respondeu questionamentos de Valdir Oliveira (PT), presidente; João Kaus (PMDB), vice; Jorge Trindade – Jorjão (Rede), relator; e Daniel Diniz (PT).

* A oitiva durou cerca de uma hora e, quem assistiu, garante: o destaque foi Kaus, que criou polêmica ao chamar a condução da CPI de ditadura. Como consequência, o peemedebista acabou sendo enquadrado por Valdir.

* As próximas oitivas da CPI ainda serão agendadas. Devem ser ouvidos agentes públicos envolvidos no caso, os responsáveis pelos funcionários e o proprietário da terra onde supostamente uma estrada estava sendo aberta e empedrada.

* A Comissão Especial para acompanhar e fiscalizar a obra de ampliação do prédio da Câmara de Vereadores visitou o almoxarifado da Secretaria Municipal de Infraestrutura, na manhã de segunda.

* Participaram da atividade os vereadores Daniel Diniz (PT), presidente; Marion Mortari (PSD), vice; e Juliano Soares – Juba (PSDB), relator. O trio foi recepcionado pelo secretário Paulo Roberto de Almeida Rosa.

* O objetivo da visita era encontrar os móveis que foram adquiridos para o novo prédio, em 2012. Mas não foi o que aconteceu.

* Almeida Rosa declarou que, quando assumiu a pasta, em 2017, não havia nenhum móvel da Câmara de Vereadores, no local, e nenhum documento comprovando o referido armazenamento. “Estava fechado, isso aqui, e abandonado. Cheio de tralha”, disse o secretário.

* Logo após, os vereadores visitaram o local acompanhados do responsável pelo almoxarifado da secretaria, Celso Vasconcelos.

* O servidor disse que antes de desempenhar a função de responsável pelo setor, o almoxarifado da Secretaria estava desativado, referendando as afirmações feitas pelo secretário. “Quando eu cheguei, aqui, faz um ano, não tinha nem mais uma cadeira da Câmara”.

* A vereadora Celita da Silva (PT) irá prestar depoimento nesta terça-feira (13), às 8h, na sindicância que investiga se a assessora de Luci Duartes – Tia da Moto (PDT), Simone Ferrari, cometeu alguma irregularidade ao acusar a petista de deboche contra Luci no Facebook, no fim do ano passado, logo após a eleição da Mesa Diretora.

* O depoimento de Celita deveria ter ocorrido na última sexta (9), mas foi cancelado após uma confusão envolvendo pedetistas que teriam exigido participar da oitiva.

* Inicia nesta terça-feira (13), em Salvador-BA, o Fórum Social Mundial Global. A coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill, embarcou na noite dessa segunda para o evento.

* Na Bahia, irmã Lourdes irá divulgar a 25ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), que será realizada de 12 a 15 de julho, em Santa Maria.

* A Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm) realizou na manhã desta segunda, reunião do Conselho Superior, em que Alexandre Vargas, presidente da Câmara de Vereadores, tomou posse (foto acima, de Fabrício Vargas/AICV) como novo integrante do colegiado.

* Conforme Vargas, é importante a interligação do setor público com as entidades de classe na discussão por uma cidade desenvolvida.

* Lembrou ainda que, em breve, os parlamentares devem votar o Projeto de atualização do Plano Diretor.  “Nós estamos à disposição para discutir o assunto junto com as entidades. É um tema que precisa ser bem debatido”, salientou.

* O empresário Carlos Costabeber, presidente do Conselho da Adesm, recebeu saudou o novo membro do conselho e atualizou sobre as atividades realizadas pela entidade nos últimos meses.

* Uma plenária (foto acima, uma reprodução do Feicebuqui) de mobilização reuniu dirigentes, lideranças, vereadores e militantes petistas da cidade, para organizar a recepção ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estará em Santa Maria na próxima semana

* Os líderes, como informa o perfil do edil Daniel Diniz, dizem que “será um orgulho receber o Presidente que mais valorizou a cidade com projetos, obras e muitas ações de inclusão social e desenvolvimento econômico”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

7 Comentários

  1. A tal comissão que está atrás dos móveis sumidos, vai ter um reforço de peso a partir da próxima semana. Advinha de quem? Sim, ele o Sherlóqui da Vale Machado. Ele mesmo- o Adelar Bolinha. Depois do sucesso na caça ao lobisomem, nosso sagaz edil retorna a atividade investigativa com mais esse mistério a ser desvendado. Ele disse que já têm suspeitos- e muitos , mas não deu pistas . Artimanhas de um bom detetive, of course…

    1. Foi o Lobisomem que pegou os móveis para fazer uma reforma na casa da Vovozinha. Caso encerrado.
      Próximo!

  2. Pois é. Noutra semana vieram uns VIP’s na UFSM, visitar uma das incubadoras. Depois saiu entrevista no Diário com um deles. Lá pelas tantas largou um “não é crítica” (famosa “amantegada”, para quem assistiu ‘O último tango em Paris entende, prenúncio que lá vem ferro) e apontou a falta de foco, o que sinalizava problemas no planejamento estratégico. Citou diversos exemplos Brasil afora e citou as especializações de outros lugares.
    Jornalista logo em seguida fez uma pergunta daquelas que o entrevistado pode responder com “sim” ou “não”: os “cérebros” (sic) da cidade e o baixo custo são atrativo, são “vantagem” (algo do gênero, não lembro os termos corretos)? Resposta: só o capital intelectual (não usou “cérebros” na resposta) e o baixo custo não bastam, o ambiente conta muito.
    Conclusão: muito do que se fala sobre desenvolvimento na cidade é para inglês ver.

  3. Eu acho que as assessorias tinham que cuidar mais das fotos.
    Uma coisa é um repórter pegar uma discursando e a maioria mexendo no celular. Outra coisa é material do partido mostrar isto.
    Tinham que fazer uma foto teatral, todos olhando para a discursante.
    Falando nisto: todOs. Apenas duas mulheres e seis homens? 25 % feminimo.
    E Afros? Mulheres Afrodescendentes?

    Alô PT!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo