Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Câmara de VereadoresPolíticaPrefeitura

VIROU FOLCLORE? Cidadão quer ‘impichar’ um outro prefeito. Os anteriores ele tentou, mas não conseguiu

Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto), da Equipe do Site

Esta é a terceira vez que ele protocola um pedido de impeachment contra prefeitos de Santa Maria. Agora, o alvo é Pozzobom

O líder comunitário José Francisco da Silva, o Maranhão, protocolou na tarde dessa terça-feira (20), na Câmara de Vereadores, pedido de impeachment do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB). A denúncia é baseada em supostas irregularidades em práticas da Secretaria Municipal de Saúde.

Maranhão faz duas acusações contra a Prefeitura. A primeira é referente à reutilização de seringas descartáveis por pacientes diabéticos.

“O paciente que deveria receber 90 seringas recebe 30 e é orientado a reutilizar as seringas descartáveis”, afirma Maranhão.

A segunda denúncia aponta para uma suposta fraude na realização de exames que seriam pagos duas vezes. Segundo o líder comunitário, após um equipamento que realiza o exame do aparelho digestivo na Casa de Saúde ter estragado, a Prefeitura passou a realizar o procedimento em uma clínica particular.

“O exame já pago pelo SUS é pago novamente na clínica particular. Consegui buscar a lista dos pacientes que ‘casaram’ a consulta, foram mais de R$ 50 mil desviados de forma ilegal”, acusa Maranhão.

Abaixo, confira o momento em que o líder comunitário protocolou o pedido de impeachment:

Esta é a terceira vez que Maranhão entra com um pedido de impeachment contra prefeitos de Santa Maria. Em ambos os casos, os mandatários não perderam o mandato. Porém, os processos fizeram muito barulho.

Investigação contra Schirmer não teve andamento

Em 30 de agosto de 2016, Maranhão pediu o impeachment do então prefeito Cezar Schirmer (PMDB) por improbidade administrativa. Segundo ele, a Prefeitura teria contratado o ex-vereador Cláudio Rosa (PMDB) como superintendente da Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços. Contudo, Rosa estaria recebendo auxílio doença do INSS desde maio de 2013, além de ser inelegível por ter sido cassado pela Justiça Eleitoral.

A Câmara aprovou a admissibilidade da denúncia contra Schirmer por 18 votos contra 3. Entretanto, a investigação não teve andamento já que Schirmer anunciou, em 2 de setembro, que estava deixando a Prefeitura para assumir a Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Farret foi investigado

Com Schirmer fora da Prefeitura, o vice, José Haidar Farret (sem partido), assumiu o cargo e também foi alvo de Maranhão.

Em 27 de setembro daquele ano, os vereadores aprovaram o processo que apontava o uso de cargos de confiança (CCs) do Executivo no consultório de Farret no mesmo horário em que deveriam atuar na Prefeitura.

A Comissão Processante foi constituída pelos parlamentares Admar Pozzobom (PSDB), presidente; Jorge Trindade (Rede), vice; e Ovidio Mayer (PTB), relator. O relatório da investigação apontou a inexistência de provas que comprovassem prática ilícita, mas recomendava o envio do documento para o Ministério Público Estadual.

Em sessão extraordinária realizada em 29 de dezembro de 2016, por decisão unânime, os vereadores absolveram Farret da prática de infração política-administrativa, sendo a denúncia arquivada. Dois dias depois, encerrava-se seu mandato como prefeito de Santa Maria.

A Corregedoria do Município deu continuidade à investigação interna e também inocentou os funcionários públicos.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo