CulturaSanta Maria

AGENDA. Aula experimental, exposição, cinema no campus, cursos e outras opções, na maioria gratuitas

Por KAREN BORBA, com imagem de Reprodução, Especial para o Site

Confira aqui um pouco das atividades que ocorrem na cidade para a comunidade santa-mariense. Eventos, cursos e oficinas estão entre a programação que pode ser conferida aqui todas as terças-feiras e sextas.

Encontro “Eventos e Acessibilidade”

O curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria, por meio do Laboratório de Relações Públicas (LARP) promove, nesta terça-feira, 17, o encontro Eventos e Acessibilidade. O encontro, que ocorre às 14h, no Salão Imembuí, no prédio da Reitoria da UFSM, será ministrado por Silvia Pavão, Morgana Christm e Luíse Queiroz. As vagas são gratuitas e limitadas, e as inscrições podem ser feitas pelo link disponível no evento do Facebook.

Exposição em homenagem ao Exército Brasileiro

Acontece nesta terça-feira, 17, a exposição do Exército Brasileiro, no Shopping Praça Nova.  A mostra, que ocorre em homenagem à Semana do Exército Brasileiro, contará com exposição de blindado, carro de combate, material bélico e cães adestrados. A entrada é gratuita.

A exibição do filme “Cor da pele: mel” ocorre a partir das 5 da tarde, na sala 3.310 do prédio 16 do campus da UFSM, em Camobi

Cineclube

O setor de francês do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realiza, nesta terça, 17, o cineclube de filmes francófonos. O longa escolhido para a sessão é o documentário Couleur de peau: miel (Cor da pele: mel, em português), dos diretores Laurent Boileau e Jung. O filme conta a história de Jung, abandonado aos 5 anos de idade em Seul, na Coréía do Sul. A exibição será às 17h, na sala 3.310 do prédio 16 da UFSM.

Curso de Formação Pré-Acadêmica de Acesso a Pós-Graduação do Programa Abdias Nascimento

Nesta terça-feira, 17, é o último dia para se inscrever para as 40 vagas do Curso de Formação Pré-Acadêmica de Acesso a Pós-Graduação do Programa Abdias Nascimento. O edital e a documentação necessária, podem ser conferidos no site ufsm.br/caed ou pelo e-mail [email protected]. O programa visa capacitar participantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência (PcD), com transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades, superdotação, deficiência cuja limitação resulte em necessidade educacional especial e candidatos indígenas residentes em território nacional, com comprovação pela Fundação Nacional do Índio (Funai) para seleções de mestrado e doutorado.

Pré-conferência de Saúde Mental LGBT

O Coletivo Voe de Diversidade Sexual realiza nesta quinta-feira, 19, um debate a respeito das políticas de saúde mental em Santa Maria. A atividade, que tem foco no público LGBT, é conduzida pelo Coletivo Voe a convite da Comissão de Saúde Mental do Conselho Municipal de Saúde e integra a IV Conferência Municipal de Saúde Mental, prevista para junho. O debate ocorre a partir das 19h, na sede do Centro Social Esperança (Rua Vale Machado, 1438).

Inscrições abertas para o curso de Ciências de Religião da UFSM

Está aberto o edital de ingresso e reingresso para o curso de Ciências de Religião da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O curso busca promover formação teórico-metodológica no campo das Ciências da Religião e da educação. São 71 vagas, para os polos de Constantina (27 vagas), São Francisco de Paula (17 vagas), São João do Polêsine (12 vagas), Cacequi (7 vagas) e Quaraí (8 vagas). As inscrições vão até sexta-feira e custam R$ 37. Elas podem ser feitas pelo site ufsm.br/derca. Mais informações pelo telefone (55) 3220- 9693 ou pelo e-mail [email protected].

Aula experimental gratuita do curso “Técnicas Básicas do Serviço de Recepcionista”, no Senac

O Senac Santa Maria vai oferecer uma aula experimental gratuita do curso “Técnicas Básicas do Serviço de Recepcionista”. A atividade ocorrerá na sede do Senac Santa Maria (R. Prof. Braga, 60) no próximo dia 28, das 8h ao meio dia. O curso completo visa qualificar profissionais da área para o mercado de trabalho. Ao todo, as aulas somam carga horária de 40h, e o valor é de R$ 390, com desconto de 10% para pagamento à vista ou com 15% para compra com cartão de crédito online, com a utilização de cupom disponibilizado no site do Senac. As inscrições podem ser realizadas pelo portal senacrs.com.br/santamaria. Mais informações pelos telefones (55) 3225-2121 ou 3225-2295.

Palestra tratará sobre apresentações

No dia 25 deste mês ocorre a quarta edição da Oficina de Apoio Técnico, promovido pela Universidade Franciscana (UFN) em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). Desta vez a atividade vai contar com o comando da professora Noara Martins Bolan, e vai tratar sobre apresentação oral de trabalho em evento. As inscrições estão abertas, de forma gratuita e exclusiva para pessoas com vínculo com a UFN, até o dia do evento, ou enquanto as vagas durarem. A oficina ocorre das 17h às 18h30min no Salão Azul, do Conjunto 1, da UFN (R. dos Andradas, 1614). Mais informações pelo (55) 3220-1253, ou através do e-mail [email protected].

ABAV: Panoramas

A exposição ABAV: Panoramas está aberta à visitação na Sala Jeanine Vieiro, no Museu de Arte de Santa Maria. Ao todo, 37 artistas expõem obras como escultura, gravura, pintura, fotografia, vídeo-arte, entre outras linguagens. Com curadoria de Stéfani Agostini, a exposição pode ser conferida até 27 de abril no Museu de Arte de Santa Maria (Av. Presidente Vargas, 1400). A entrada é franca

Exposição de Instrumentos Musicais na UFN

Até 30 de abril você pode conferir a exposição Instrumentos Musicais, da Universidade Franciscana (UFN). A mostra, localizada no hall do prédio 7 da instituição (Rua dos Andradas, 1.614), apresenta instrumentos que integram os acervos do Museu Histórico e Cultural das Irmãs Franciscanas, do Museu Vicente Palotti e de particulares. O público pode conferir, gratuitamente, as obras de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 18h. Mais informações pelo telefone (55) 3220-1200.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo