CidadaniaCulturaSanta Maria

AGENDA. Palestra, cursos, roda de conversas, brique, música, capoeira, cultura pop japonesa e muito mais

Por KAREN BORBA, com imagem de Reprodução, Especial para o Site

Confira aqui um pouco das atividades que ocorrem na cidade para a comunidade santa-mariense. Eventos, cursos e oficinas estão entre a programação que pode ser conferida aqui todas as terças-feiras e sextas.

Palestra sobre programas de intercâmbio no Senac

Ocorre nesta sexta-feira, 13, uma palestra informativa sobre os programas de intercâmbio do Senac. A atividade acontece às 19h na sede do Senac Santa Maria (Rua Professor Braga, 60). A palestra é gratuita. Mais informações pelo telefone (55) 3225-2121

Capoeira no Monet

Nesta sexta-feira, 13, às 16h, ocorre a apresentação de Capoeira Angola, com o Mestre João do GCAP, no Monet Plaza Shopping. O mestre João fará uma mostra de toques e instrumentos, como o berimbau, pandeiro, agogô e reco e reco, além de contar com a participação da capoeirista Graziele Carlos Giliander. A apresentação integra as atividades da exposição Negras e Negros na Cultura, na Ciência e nos Movimentos Sociais, do professor e fotógrafo amador Dartanhan Baldez Figueiredo. As obras do artista estão expostas no Monet Plazza Shopping até o dia 16 de abril, o horário para a visitação é de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h e de domingos e feriados das 11h às 18h. A exposição, assim como o evento, são gratuitos.

Último dia para se inscrever no curso de redação de artigos científicos

Se encerram nesta sexta-feira, 13, as inscrições para o curso de redação de artigos científicos, promovido pelo centro de pós-graduação Uningá Eleva. Interessados devem se inscrever pelo site (uningaeleva.com.br), ou de forma presencial, na sede da Uningá Eleva (Rua 19 de Novembro, 425, Bairro Nossa Senhora de Lourdes). As aulas serão ministradas pela professora Vera Elizabeth Closs, no Sest Senat (Rua Cidade de Treinta Y Três, 59, Bairro Nossa Senhora de Lourdes). Durante as atividades, que serão no sábado e no domingo, das 8h às 17h, serão abordados temas como escolha de periódico, tipos de artigos, estilo de redação, resumo, introdução, método e pirâmide de evidências. O valor da inscrição é de R$ 279. Informações: (55) 3025-7676.

Marielle Presente: contra o genocídio do povo negro

O Comitê pela Liberdade de Rafael Braga realiza, neste sábado, a roda de conversa Marielle Presente: Contra o genocídio do povo negro. Temas como o genocídio do povo preto, a lei antidrogas e questionamentos às mortes de pessoas negras antes e após a morte de Marielle serão debatidos na roda de conversa. A atividade, que ocorre às 18h na Praça dos Bombeiros, é gratuita e aberta ao público.

Concerto de música clássica no Treze de Maio

Na noite deste sábado, 14, o Theatro Treze de Maio recebe o concerto de música clássica Camerata Florianópolis. Nele, a orquestra catarinense interpretará A Suite Holberg, do compositor norueguês Edvard Grieg. Pela primeira vez em Santa Maria, a Camerata Florianópolis terá como solista a Spalla da Camerata, Iva Giracca, que é natural da cidade. O foi viabilizado por meio do patrocínio da Intelbras, via Lei Rouanet e Ministério da Cultura e, têm entrada gratuita com retirada antecipada de ingresso.

Domingo de Brique

Neste domingo é dia de Brique da Vila Belga, das 16h às 20h. A programação desta edição vai contar com apresentação do Grupo de Mulheres Amor Movimento e Dança e da banda Banda B.Y.L. Além das atrações culturais do evento quinzenal o público visitante ainda pode se deliciar com a culinária comercializada no local, admirar, e até levar para casa, um dos tantos artesanatos e antiguidades vendidas pelos expositores.

O projeto Shin Anime Dreamers ocorre nestes sábado e domingo, das 14h às 20h, no Ateliê da Estação

Shin Anime Dreamers

Neste fim de semana ocorre a 11ª edição do projeto Shin Anime Dreamers. O evento de cultura pop japonesa reúne antigos e novos fãs de mangás, quadrinhos, videogames e cosplay. As atividades ocorrem no sábado e domingo, das 14h às 20h, no Ateliê da Estação da Gare. A entrada é gratuita.

1º Encontro Musical

Coletivo EntreAutores realiza o 1º Encontro Musical, neste domingo, às 16h, no Parque Itaimbé (entre a rua Tuiuti e Venâncio). O encontro vai contar com muita música e trocas de energia. A atividade, que tem entrada franca, têm o objetivo de aproximar o público com os artistas da cidade cultura.

Tudo sobre Minha Mãe

Nesta segunda, 16, o Cineclube Lanterninha Aurélio exibe o penúltimo longa do Ciclo de Cinema Anglo-Hispânico. A produção a ser exibida é o filme Tudo sobre Minha Mãe, do diretor Pedro Almodóvar. Ele conta a história de Manuela, que após perder o filho viaja atrás do pai do menino para dar a notícia e acaba encontrando, no caminho, pessoas se que se tornam importantes para ela.  A sessão tem entrada franca e ocorre, às 18h, na Cesma (Rua Professor Braga, 55). Após a exibição do filme haverá um debate acerca do tema.

Lançamento Feira do Livro

O lançamento da Feira do Livro de 2018 ocorre nesta segunda, 16, no Monet Plaza Shopping (Avenida Fernando Ferrari, 1.483, Bairro Nossa Senhora de Lourdes). Na cerimônia, que começa a partir das 19h, será conhecida a campanha publicitária da Feira, produzida pelos alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana (UFN). No local, também estarão presentes a professora homenageada, Maribel Dal Bem, e o patrono deste ano, Valter Noal Filho. A Feira será realizada entre 28 de abril e 13 de maio, na Praça Saldanha Marinho, das 12h30min às 20h30min, exceto aos sábados, quando a Feira começa às 10h.

Inscrições abertas para o curso de Ciências de Religião da UFSM

Está aberto o edital de ingresso e reingresso para o curso de Ciências de Religião da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O curso busca promover formação teórico-metodológica no campo das Ciências da Religião e da educação. São 71 vagas, para os polos de Constantina (27 vagas), São Francisco de Paula (17 vagas), São João do Polêsine (12 vagas), Cacequi (7 vagas) e Quaraí (8 vagas). As inscrições vão até sexta-feira e custam R$ 37. Elas podem ser feitas pelo site ufsm.br/derca. Mais informações pelo telefone (55) 3220- 9693 ou pelo e-mail cienciasdareligiao1@gmail.com.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo