![](https://claudemirpereira.com.br/wp-content/uploads/2018/04/poder360-partidos.jpg)
No portal Poder360, por NAOMI MATSUI e PALOMA RODRIGUES, com foto de Reprodução
O Poder360 consultou líderes partidários para saber com quantos deputados encerraram a janela partidária –período é reservado para troca-troca de legenda sem o risco de perda de mandato.
A data-limite para a comunicação à Justiça Eleitoral terminou na semana passada, mas deputados não têm 1 prazo para informar à Câmara.
A lista oficial de trocas só será conhecida a partir do dia 18, quando o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgará os nomes dos filiados das legendas, o que inclui os deputados.
Até lá, há divergências sobre quantas cadeiras cada partido ocupa na Casa. Uma das contabilidades é a feita pelas próprias legendas.
Por esse método –que pode conter imprecisões devido à tendência dos partidos de inflarem seus números–, 3 siglas expoentes de escândalos e recheadas de políticos encrencados lideram a lista de maiores bancadas: PT, MDB e PP. Eis 1 balanço:
Atualmente, há 24 siglas com, pelo menos, 1 representante na Casa. É menos do que saiu na eleição, quando 28 siglas elegeram deputados. Com a cláusula de desempenho aprovada pelo Congresso –e que começará a valer já a partir do pleito de 2018–, a tendência é que o número caia ainda mais.
NO SENADO
Apesar de a janela partidária não valer para os senadores, muitos trocaram de partido para disputar outro cargo na eleição. Eis como…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.