CulturaEducação

CULTURA. “Massa Folhada no Ritmo da MPB” vai à Feira do Livro. Blog de papel inspira trabalho escolar

Por LICIANE BRUM, da Assessoria de Imprensa da Produção do Evento

O “blog de papel” Massa Folhada, do cartunista santa-mariense Máucio, tornou-se a inspiração para um trabalho desenvolvido em sala de aula pela professora Maribel Dal Bem. A professora homenageada da 45ª Feira do Livro de Santa Maria levou até os seus alunos do 2º ano do Ensino Médio as produções do cartunista, para inspirá-los a desenvolver peças com paródias por meio de tradicionais canções da MPB. O trabalho virou uma exposição, que poderá ser visitada durante a Feira do Livro.

A proposta textual trabalhou a poesia e o ritmo da música através das paródias criativas, depois da leitura e de diálogos sobre o Massa Folhada.

– Após uma dessas leituras, ofereci aos alunos letras de músicas da MPB e propus que escolhessem trechos, elaborando paródias em homenagem ao Máucio e ao Massa Folhada – explica a professora Maribel.

A partir disso, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer ou de relembrar letras e cantores que marcaram a história musical brasileira, mesclando com o trabalho autoral de Máucio.

– Foi um trabalho prazeroso, bem recebido pelos alunos, que realizaram uma produção textual diferenciada, criativa e qualificada. Ficamos contentes que o autor tenha gostado e valorizado nosso trabalho, expondo na Feira do Livro de Santa Maria – revela a professora.

Já Máucio sentiu-se prestigiado com a homenagem.

– A professora Maribel e seus alunos foram sensíveis à ludicidade folhada e o resultado foi massa! – comenta.

No total serão 12 trabalhos expostos na Praça Saldanha Marinho, em frente aos tapumes da Casa de Cultura. A exposição poderá ser visitada a partir do dia 2 de maio (quarta-feira), quando também será lançada a edição nº 13 do Massa Folhada, às 17h, na Praça Saldanha Marinho.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo