INTEGRAÇÃO. Prefeitura e escolas técnicas da UFSM apresentam projeto voltado à inovação e à tecnologia

Por MAURICIO ARAÚJO (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Integrar a Rede Municipal de Ensino e as instituições de Ensino Superior da cidade sempre foi uma meta da Administração Municipal. Nesta quarta-feira (11), um importante passo neste sentido foi dado pela Prefeitura de Santa Maria e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Um projeto inovador e que busca contemplar os estudantes do Município foi apresentado ao Executivo por representantes do Colégio Politécnico da UFSM e do Colégio Técnico Industrial da instituição. A proposta, que quer incluir os alunos em comunidades excluídas à inovação e à tecnologia, foi aceita de imediato e um projeto para execução já começará a ser trabalhado.
O projeto “Centro Vocacional de Tecnologia e Inovação (CVTI)” foi apresentado à secretária de Educação, Lúcia Madruga, ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, e ao secretário adjunto de Saúde, Rodrigo Jardim. O objetivo é oferecer atividades de interesse social, estruturando um processo de inclusão social por meio da formação profissional com metodologias de aprendizagem, articulando as Unidades de Educação Profissional da UFSM à Rede Municipal de Ensino.
A ideia é promover as atividades voltadas à mecânica, à informática, à eletroeletrônica, à segurança do trabalho, à qualidade e ao empreendedorismo, à inovação e à saúde no Santa Maria Tecnoparque. Entusiasmados com a proposta de inserir os estudantes da Rede Municipal a um projeto que garanta formação continuada, os secretários destacaram que chamarão suas equipes para compor a proposta e efetivar o projeto.
“Inicialmente pensamos que os alunos dos Anos Finais possam integrar o projeto na prática e as crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais possam conhecer presencialmente esse espaço de inovação e tecnologia. É uma grande oportunidade para a Rede Municipal de Ensino e estamos muito felizes em participar”, disse a secretária Lúcia.
“Sempre buscamos a integração entre as instituições para alavancar os projetos de inovação e de tecnologia, pois a união de todos é a resposta de transformação para o Município”, complementou o secretário de Desenvolvimento Econômico.
Conforme o projeto didático-pedagógico do CVTI, a intenção é qualificar social e profissionalmente os jovens e promover a inclusão, por meio da inserção no mercado de trabalho pela via da qualificação profissional.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Integrar, importante passo neste sentido, inovador, incluir, comunidades excluídas, inovação, tecnologia, aceito de imediato, interesse social, inclusão social, articulando, entusiasmados, alavancar, inovação, união de todos, transformação, qualificar social e profissionalmente, inclusão, inserção, qualificação. Não usaram “sustentabilidade”, outra palavra da moda. Acham que ainda enrolam alguém com este tipo de discurso.
Tecnoparque ainda vai virar uma espécie de zoológico para a educação infantil.
Integração? Quando sair do papel é que se avalia. “Inauguração” de projeto que ainda vai ser feito é dose.