Destaque

SALA DE DEBATE. A questão agrícola ganha muita relevância. E, claro, o surto de toxoplasmose em SM

Mediador Bisogno e convidados: Elvandir Costa, Ernani Araújo, Walter Jobim Neto, Alfeu Bisaque e este editor (foto Gabriel Cervi Prado)

A peculiaridade da formação, e dos interesses, dos participantes do programa, de uma certa maneira são os fatores que ajudam a explicar alguns dos assuntos recorrentes às segundas-feiras. Foi o caso de hoje, entre meio dia e 1 e meia, na Rádio Antena 1, com a ancoragem de Roberto Bisogno.  Afinal, a questão agrícola, dos transgênicos aos impostos e à situação dos produtores rurais, predominaram por boa parte do “Sala de Debate”.

Mas, claro, não foi apenas isso que debateram os convidados do dia, Elvandir José da Costa, Luiz Ernani Araújo, Walter Jobim Neto e Alfeu Bisaque Pereira, além deste editor. Houve inevitáveis observações acerca do surto de toxoplasmose e a busca da causa primária, algo a que se dedicam neste momento as autoridades municipais e da saúde.

PARA OUVIR O “SALA” DE HOJE, BLOCO POR BLOCO, CLIQUE NOS LINQUES ABAIXO!!!

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. Ocorreram casos no Paraná onde uma gata morava na sala das bombas da estação de tratamento. Deu cria lá inclusive e o filhote encontrado testou positivo para o parasita.
    Conclusão: talvez não encontrem a origem da coisa, as pessoas não irão ficar eternamente fervendo água.

  2. “Onze amostras de água bruta foram testadas, seis da fonte de água implicada (Reservatório Humpback) e cinco do reservatório não-implicado. Os volumes médios coletados foram 1.051 litros para amostras do Reservatório Humpback e 968 litros para amostras do segundo reservatório. Um total de 56 camundongos foram inoculados com amostras, incluindo 24 ratos que receberam amostras de jubarte, 20 ratos que receberam amostras de segundo reservatório e 12 ratos usados ​​como controles negativos tratados com soro fisiológico. Ao final de 60 dias, nenhum desses ratos havia morrido. Todos eram sorologicamente negativos para toxoplasmose”.
    Correção: eram dois reservatórios alimentando duas estações de tratamento separadas.

    http://aem.asm.org/content/64/6/2278.full

  3. Surto de toxoplasmose no Canadá está naquela base, cada um que conta modifica um pouco. Surto apareceu depois de chuvas mais intensas. Um reservatório não muito grande alimentava duas estações de tratamento. Numa delas ocorreram casos e na outra não. Canadenses elaboraram um teste altamente sofisticado baseado em outro usado para outro parasita. Resultado foi que não encontraram nada na água. O que não eximiu a mesma porque os testes foram feitos muito tempo depois da última pessoa aparecer infectada. Resumo: os testes da água foram inconclusivos.

  4. Embraer não é a “mais avançada do mundo”, brigava palmo a palmo com a Bombardier. Mercado de aviação regional ficou atraente e a Mistsubishi, a Sukhoi e os chineses estão entrando no mercado. Quem vai investir na empresa, o governo que está quebrado?
    Porque as tarifas de energia elétrica estão subindo? Equilíbrio econômico-financeiro. Qual o motivo? Porque Dilma, a humilde e capaz, deu um canetaço em 2012 e fez as empresas baixarem as tarifas na marra causando desequilíbrio. Era a rainha do canetaço, baixou os juros dos bancos estatais e quase quebrou os bancos. Vermelhinhos nunca assumem o côcô que produzem, faz parte da infantilidade dos mesmos.

  5. Mais do mesmo, teorias da conspiração, apelos “nacionalistas”, “povo escolhido”, informações “só nós sabemos da verdade”, desqualificações “vocês estão do lado do ‘inimigo’ estrangeiro”.
    Tecnologia da Petrobrás é mais obra de propaganda que outra coisa. Quando explodiu a plataforma DeepWater Horizon no golfo do México saiu um pessoal da Petrobrás daqui e foi lá “resolver o problema”. Molusco dizia que o acidente só tinha acontecido por incompetência dos americanos. Deram com os burros n’água, resolveram nada e voltaram com o rabo entre as pernas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo