SAÚDE. Vacinação contra a gripe vai começar em SM no dia 23 deste mês, para todos os grupos prioritários
No site da Rádio Medianeira, por FABRÍCIO MINUSSI, com foto de Reprodução/AIPM

O Setor de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Santa Maria confirmou a prorrogação da data do início da Campanha de Vacinação contra a Gripe, na cidade. A imunização nos postos de saúde começará no dia 23 de abril, e não mais no dia 16, conforme inicialmente estipulado pelo Ministério da Saúde.
A prorrogação ocorre, conforme nota do Ministério da Saúde, para que sejam feitas adaptações conforme a entrega dos lotes das vacinas. Já o Instituto Butantan, fabricante da vacina, diz que está pronto para entregar as doses, mas que ainda não há um contrato fechado com o Ministério da Saúde.
O Dia D de Vacinação em Santa Maria será em 12 de maio (sábado), das 8h às 18h, em todos os postos de saúde da cidade. A campanha de imunização, que tem como alvo os grupos prioritários (veja a relação no final da matéria), encerra em 1º de junho.
No próximo dia 11 de abril, ocorre uma reunião, quando serão ultimados os detalhes para o início da campanha em Santa Maria, como logística, distribuição das doses nas unidades de saúde e metas a serem atingidas. No ano passado, 117 mil santa-marienses foram vacinados dentro da campanha.
Em entrevista à Rádio Medianeira, o enfermeiro Márcio Difanti, do setor de Vigilância em Saúde da Prefeitura, disse que ainda restam pouquíssimas doses da vacina de 2017 nos postos de saúde da cidade. No entanto, ele recomenda à população para que aguarde a chegada do novo lote. “Pedimos que a população espere, pois a nova vacina é diferente da aplicada em 2017. Ela está adaptada à evolução do vírus transmissor da gripe, isso ocorre todos os anos”, explicou o enfermeiro.
A fabricação das vacinas atende à recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Todos os anos, os subtipos dos vírus da gripe que serão incluídos no imunizante mudam. Isso porque os diferentes causadores dessa infecção circulam pelo mundo e sofrem mutações com frequência. Em 2018, os tipos de vírus incluídos na campanha são o H1N1, o H3N2 e o influenza do tipo B Yamagata.
OS GRUPOS PRIORITÁRIOS
Crianças de 6 meses a 5 anos;
Gestantes;
Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto);
Idosos;
Profissionais da saúde;
Povos indígenas;
Pessoas privadas de liberdade;
Portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade;
Professores de escolas públicas ou privadas.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.