VIVA O CAMPUS. Ação da UFSM destacará na tarde deste domingo o ‘Memorial às Vítimas da Boate Kiss’
Por LUIZ ROESE (com imagem de Reprodução), Especial para o Site
Neste domingo (8), das 14 às 20 horas, o campus da Universidade Federal de Santa Maria será sede de uma ação para integrar a população em prol do Memorial às Vitimas da Boate Kiss. O evento será promovido pela Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) e o Abrace Santa Maria, com o apoio da UFSM.
As atrações do Viva o Campus especial serão: Academia de Dança Royalle, Studio Dance Fitness, Gisele e Maninho, Coral Ilumina + Beto Pires, Magical Mistery e Dé e Thiago. Também haverá mateada, Go Fit – grupo de corrida, Benvenutti Bikes, Espaço kids – SESC e Oficina Circense – Raquel Guerra.
Viva o Campus
O Programa Viva o Campus objetiva potencializar as habilidades e experiências movimentadas pela instituição nas suas grandes áreas de atuação, mediando essas práticas com a comunidade que frequenta o campus nos finais de semana. Ao debruçar-se sobre propostas de lazer e inserções educativas, o Programa tem como alvo incentivar a participação cultural e artística, a conscientização em sentido amplo e o cuidado com o meio ambiente. Agindo desta forma, acredita-se contribuir para a promoção de uma cultura da compreensão e da convivência pacífica, que são etapas importantes para a diminuição da violência e da vulnerabilidade social.
O Programa pretende constituir-se como espaço alternativo à comunidade, baseando-se em experiências bem sucedidas, em que o trabalho nas dimensões artística, cultural, educacional e esportiva tem colaborado para a construção de espaços de lazer e cidadania. Sendo assim, Viva o Campus conta com recursos humanos, técnicos e físicos da instituição, além de instituições parceiras da UFSM, e suas atividades incorporam-se a práticas educativas e a outras iniciativas em curso, conjugados em um programa educacional coeso – cujos focos são a “extensão” e a “comunidade”.
O Programa visa a construir estratégias para potencializar a abertura do campus da UFSM nos finais de semana com atividades de esporte, arte, cultura, saúde e lazer, na perspectiva de Universidade Cidadã, promotora de sociabilidades, que compartilha uma cultura de não violência e de promoção da cidadania.
Nesse sentido, a ideia do Programa Viva o Campus justifica-se por estimular a comunidade em geral a conhecer, frequentar e valorizar o campus, como espaço promotor de conhecimento, cidadania e bem estar. A natureza deste trabalho é educativa e transformadora, pretendendo consolidar as relações comunidade-universidade, oferecendo novas oportunidades de inclusão sociocultural. Além de integração e lazer, a oferta de atividades esportivas, artísticas e culturais propõe contribuir na socialização e na construção de cidadanias.
Memorial
Um total de 133 propostas está em análise para a escolha do memorial às vítimas da Boate Kiss, que será erguido no terreno em que funcionava a casa noturna. Esse foi o número final de inscritos homologados no Concurso Público Nacional de Arquitetura, criado para a escolha da homenagem, cujas inscrições se encerraram no dia 19 de março. O resultado será apresentado em abril de 2019.
O Concurso Público Nacional é organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS), com promoção da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), e apoio da Prefeitura Municipal de Santa Maria, do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), e das três faculdades de Arquitetura e Urbanismo de Santa Maria.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.