CidadaniaCulturaSaúde

CIDADANIA. Dia Mundial da Esclerose Múltipla será lembrado na cidade com show de ‘Janu e convidados’

Janu (D) lidera o show beneficente que, amanhã, vai lembrar o Dia Mundial da Esclerose Múltipla – que tem eventos em todo o planeta

Da Assessoria do Evento e da APEMSMAR, com foto de Reprodução

Em 2009, a Federação Internacional de Esclerose Múltipla (MSIF) e seus membros iniciaram o primeiro Dia Mundial da EM. Juntos, centenas de milhares de pessoas ao redor do mundo, ouviam pela primeira vez, os próprios pacientes falaram desta doença de jovens, mas que é muito confundida com doença do idoso (senilidade). A campanha com foco em um tema diferente a cada ano, ganhou força e o apoio da banda de rock irlandesa U2, que liberou o uso da música “Beautiful Day” para o primeiro vídeo da campanha.

Neste ano a campanha tem como lema “Bringing Us Closer” (#bringinguscloser) ou em portugues #nosaproximando, e o tema é a investigação.

A Apemsmar, associação de esclerose múltipla de Santa Maria e Região, também participa desta ações, e em parceria com músicos da cidade, promove nesta quarta-feira o show beneficente mais consagrado da região, “Janu e Convidados”, no Theatro Treze de Maio, a partir das 20hs.

Sobre a Esclerose Múltipla

A esclerose múltipla (EM) é uma das doenças neurológicas e causas de deficiência mais comuns em adultos jovens.

Existem 2,3 milhões de pessoas com esclerose múltipla em todo o mundo. É provável que centenas de milhares de outras pessoas ainda permanecem sem diagnóstico e tratamento.

A grande maioria dos casos de esclerose múltipla é diagnosticado entre os 25 e os 31 anos de idade, com duas vezes mais casos diagnosticados na população feminina.

A causa da EM permanece desconhecida e ainda não há cura, mas existem tratamentos disponíveis que podem ajudar na melhoria dos sintomas e diminuir os avanços da doença.

Os sintomas podem incluir visão embaçada, fraqueza nos membros inferiores e superiores, sensação de formigamento, instabilidade, problemas de memória e fadiga.

Muitas pessoas se sentem bem e parecem saudáveis durante vários anos depois do diagnóstico, enquanto outras ficam gravemente debilitadas muito rapidamente.

No Brasil, Santa Maria tem o maior número de pacientes por habitantes, sendo 27 pacientes para cada 100 mil pessoas.

A EM torna a vida imprevisível para todos.

Evento

Janu e Convidados

Dia 30 de maio às 20h

Theatro Treze de Maio

Ingressos R$ 20,00 na Apemsmar e no Local

Apemsmar

Fone 3214-2799

Presidente Vargas, 2350

8° andar sala 809 bloco B

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo