CRENÇAS. Cemitério Ecumênico Municipal terá local para os despachos de religiões de matrizes africanas

CRENÇAS. Cemitério Ecumênico Municipal terá local para os despachos de religiões de matrizes africanas

CRENÇAS. Cemitério Ecumênico Municipal terá local para os despachos de religiões de matrizes africanas - maiquel-despachos

Local para despachos está em construção no Cemitério Ecumênico Municipal. A inauguração é prevista para o fim do mês de maio

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Divulgação), da Equipe do Site

Os praticantes de religiões de matrizes africanas terão um local específico no Cemitério Ecumênico Municipal para a realização de despachos. A iniciativa, possivelmente inédita no Estado, será inaugurada até o final do mês.

A criação do espaço foi reivindicada pelo pai Augusto de Oxossi (PP), presidente do Afro Progressistas Santa Maria, que encaminhou ofícios à Prefeitura solicitando um lugar para as oferendas aos orixás. A construção é realizada pelo próprio Oxossi a partir de doações de materiais de construção.

“O despacho é uma oferenda que tem como simbolismo compartilhar algo. Orientamos que não seja despachado nada que não seja biodegradável”, explica Oxossi.

O pai de santo também é contra o uso de animais nos despachos.

“O animal é sagrado. Se matar, tem que consumir”, argumenta.

A limpeza do local será realizada pelos funcionários do Cemitério e também pelos usuários a cada 15 dias. O espaço, ainda em obras, está localizado próximo ao portão lateral do Ecumênico (entrada pela Avenida Liberdade).

Oxossi calcula que Santa Maria possua cerca de mil terreiros, o que tornará o local de despachos um ponto de referência para os praticantes de religiões de matrizes africanas.

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *