Sem categoria

CULTURA. “Por que Santa Maria?” é lançado. É o livro com e de uma centena de santa-marienses por adoção

Theatro Treze de Maio ficou lotado para o lançamento. O evento também integrou a programação de aniversário da cidade

Por MARIANA FONTANA (texto) e JOÃO VILNEI (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Centenas de pessoas compareceram, na noite desta terça-feira (29), ao Theatro Treze de Maio para a solenidade de lançamento do livro “Por que Santa Maria? Histórias Escritas no Coração”. A obra foi escrita por 100 pessoas, de diferentes cidades e profissões, que adotaram a Cidade Coração do Rio Grande como um segundo lar. O lançamento do livro integrou a programação dos 160 anos de emancipação político-administrativa do Município.

Autoridades civis e religiosas, representantes de instituições e grande parte dos colaboradores do livro participaram do evento, que contou com a apresentação artística de Delci Taborda. Na ocasião, o prefeito Jorge Pozzobom, que tem um artigo publicado no livro e é um dos únicos santa-marienses que integra a obra, destacou a importância de que todos – independentemente de serem ou não nascidos em Santa Maria – fortaleçam o sentimento de pertencimento à cidade.

 “Cada um de vocês que escreveu esse livro o fez com amor, com carinho e dedicação. Com muito orgulho digo que sou filho de Santa Maria e todos nós temos que buscar algo mais por nossa Santa Maria. Temos que fortalecer o pertencimento por nossa cidade e demonstrar por ela o nosso verdadeiro amor”, enfatizou o prefeito Jorge Pozzobom.

Na oportunidade, um dos organizadores da obra, Mosar Gonçalves da Costa, destacou que o livro conta com a colaboração de pessoas de três continentes (América, Ásia e Europa), sete países, cinco estados brasileiros e 67 municípios, além de serem de 46 segmentos profissionais diferentes – de médicos a reitores e músicos, passando por produtores rurais, advogados, delegados, bancários, jornalistas, empresários, entre tantas outras profissões.

“São 100 santa-marienses por opção, nossos conterrâneos. Estamos completando nove meses do início desse projeto e não temos como não nos orgulhar. Vivemos em Santa Maria, queremos bem Santa Maria. Acreditamos na nossa Santa Maria e temos que fazer o máximo para ocupar o espaço que essa nossa cidade merece”, destacou Costa.

Também organizador da obra, Humberto Gabbi Zanatta destacou o que os depoimentos demonstram: do grande amor por Santa Maria – iniciado das mais diferentes formas –, até o encantamento e à referência de uma cidade acolhedora.

“Esse livro é um mosaico de todas as interfaces que têm nessa cidade: ele não contempla só o mais badalado morador do Município, mas também aqueles que, anonimamente, ajudam nossa cidade a ser cada vez melhor ao cumprirem a sua missão”, comentou.

Representando os 100 colaboradores do livro, o professor Pedro Aguirre lembrou, em sua fala, momentos marcantes de Santa Maria e pessoas que ajudaram no desenvolvimento do Município. Ainda, resumidamente, citou algumas das motivações de cada personagem do livro ao escolherem Santa Maria como uma segunda casa.

“Cada um de nós quando se definiu por Santa Maria tinha, com muita clareza, um projeto de vida e uma filosofia de ser e agir. Aqui, vivenciamos momentos de felicidade e orgulho por integrar essa comunidade que nos acolheu”, enfatizou.

Durante a solenidade, foi feita a chamada nominal de cada um dos colaboradores do livro, que receberam o aplauso do público. Uma benção ecumênica e a execução do hino de Santa Maria marcaram o encerramento da festividade.

Também participaram do evento, entre outras autoridades e personalidades, o vice-prefeito Sergio Cechin; o autor do prefácio do livro, Máximo Trevisan; o responsável pela capa e projeto gráfico da obra, Jorge Ubiratã da Silva Lopes – Byrata.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo