Destaque

KISS. Prefeitura, Associação e IAB/RS entregam a premiação. Agora, nova fase no Memorial às Vítimas

Assinatura do contrato para projetos executivos e premiação ao vencedor ocorreram no Salão de Atos do Colégio Marista Santa Maria

Por ANA BITTENCOURT (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Durante ato público realizado na manhã desta terça-feira (08), a Prefeitura, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), formalizaram a assinatura do contrato com o escritório Motta e Zene Engenharia e Arquitetura Ltda., de São Paulo. A empresa, representada pelo arquiteto e urbanista Felipe Zene Motta, é responsável pelo projeto vencedor do concurso para o Memorial às Vítimas da Kiss, divulgado em abril. A atividade foi realizada no Salão de Atos do Colégio Marista Santa Maria.

Na ocasião, Motta apresentou o projeto da obra e detalhou de forma conceitual e técnica o memorial que irá ressignificar o local da tragédia, na Rua dos Andradas. O arquiteto explicou as características do projeto, ilustrando com plantas, desenhos e perspectivas, os ambientes internos, fachada e áreas comuns da construção.

O prefeito Jorge Pozzobom destacou a importância da construção de um memorial onde a tragédia possa ser transformada em amor, a partir da dor. Para o chefe do Executivo, o passado não pode ser esquecido e o projeto desenvolvido por Motta permite aos pais, amigos e familiares que o endereço da Boate Kiss tenha outro significado no coração da cidade. Pozzobom ainda assumiu um novo compromisso diante da AVTSM: de auxiliar a associação e de cobrar celeridade do Poder Judiciário para que o prédio possa ser demolido o quanto antes, para a construção do Memorial às Vítimas da Kiss.

“Precisamos avançar em direção ao futuro. Mas não podemos esquecer, nem ignorar o passado. E nós todos agradecemos ao Felipe pela maneira carinhosa com que ele desenvolveu este projeto. E nos orgulhamos por encerrarmos hoje a primeira etapa dessa caminhada, mas outras estão por vir”, destacou Pozzobom.

O presidente da AVTSM, Sergio Silva, enfatizou que o prefeito Jorge Pozzobom e outras instâncias da Prefeitura sempre estiveram lado a lado com os pais e familiares, e lembrou que este apoio culminou na desapropriação do imóvel.

“O Jorge comprou essa luta desde antes de se tornar prefeito. E ele sempre continuou ao nosso lado, ajudando com calma, dedicação e respeito aos familiares, passando pela desapropriação do prédio, até o ponto em que estamos hoje. O Memorial é muito importante para nós, pois uma sociedade que vive sem memória não tem como evoluir. A gente precisa aprender com os erros”, concluiu Sergio Silva.

ARQUITETO DETALHOU A CONCEPÇÃO DO PROJETO

Além de certificado de participação, o arquiteto responsável pelo projeto vencedor do concurso para o Memorial às Vítimas da Kiss recebeu, como prêmio, R$ 25 mil. Durante o ato, Felipe Motta Zene detalhou sua concepção para a obra, cuja construção está orçada em R$ 3 milhões.

“Em primeiro lugar, preciso agradecer a confiança dos pais e familiares com o meu trabalho. Estou ciente do compromisso grande que tenho aqui. O que os pais sentiram e sentem, talvez eu jamais vá sentir, mas me cabe ouvi-los para tentar transmitir no projeto o que eles desejam”, explicou Felipe.

De acordo com o arquiteto, o projeto do memorial foi concebido com a premissa de relacioná-lo ao passado, ao presente e ao futuro, nesse último caso, na intenção de cumprir o papel de ser um centro de difusão de conhecimento em relação à segurança para que tragédias semelhantes não tornem a acontecer.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, E TAMBÉM VER OUTRAS FOTOS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo