LUNETA ELETRÔNICA. Fundo Pró-Saneamento, Luci vai à capital, Restaurante Popular, Toxoplasmose, CCJ
Por MAIQUEL ROSAURO (com Claudemir Pereira), da Equipe do Site
* Os vereadores aprovaram, nessa terça-feira (22), o Projeto de Lei 8685/2018, do Poder Executivo, que institui o Fundo Pró-Saneamento.
* O órgão irá receber repasses anuais efetuados pela Corsan ao Município durante 35 anos.
* Os parlamentares também aprovaram, por unanimidade, a autorização de viagem da vereadora Luci Duartes – Tia da Moto (PDT), na quinta-feira (24), para Porto Alegre, com despesas pagas pelo Legislativo.
* O pedido fora protocolado só com um compromisso: 14h – reunião com a deputada Juliana Brizola (PDT) sobre PL 270/18, que trata sobre a manutenção da língua espanhola nas escolas estaduais.
* Mais eis que, nessa terça, uma nova pauta foi incluída: 16h – reunião no IPE. O retorno para Santa Maria segue mantido: às 10h, de sexta (25).
* Na noite de quinta, às 19h, em Porto Alegre, Juliana Brizola realiza uma Plenária de Mobilização na sede estadual do partido.
* Em menos de 30 dias, informa a Assessoria de Imprensa da Prefeitura (AQUI), inicia processo licitatório para definir a empresa que instalará os equipamentos previstos no Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) no Restaurante Popular Dom Ivo, ao lado do Centro Administrativo.
* A licitação, na forma “Tomada de Preços” – Menor Preço e empreitada por preço global – se conclui às 10 da manhã de 11 de junho, na Sala de Licitações (Rua Venâncio Aires, 2277 – 2º andar).
* Entre os itens que deverão ser instalados no Restaurante Popular e exigidos pelo PPCI estão as saídas de emergências, alarme de incêndio, iluminação e sinalização de emergência, extintores, entre outros.
* De acordo com o edital, a implantação do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio do Restaurante (foto ao lado, de João Alves) está estimada em R$ 58.843,17.
* Já faz mais de um mês que os santa-marienses descobriram que a cidade sofre um surto de toxoplasmose, após vazamento de um documento da Secretaria Municipal de Saúde em grupos do WhatsApp.
* Desde então, as medidas de prevenção para o grande público são divulgadas via notas à imprensa.
* A ausência de uma campanha de prevenção somada aos dez dias de férias da secretária municipal de Saúde, Liliane Duarte, vem gerando um intenso burburinho nos bastidores.
* O mais recente capítulo foi o anúncio de que o Conselho Regional de Medicina (Cremers) irá formar, até sexta, grupo de trabalho para informar a população de Santa Maria e os profissionais de saúde sobre a situação da toxoplasmose.
* “Não está havendo uma perfeita sintonia entre os médicos e a Secretaria de Saúde de Santa Maria e essa parceria precisa ser melhorada”, disse o presidente do Cremers, Fernando Weber Matos. Clique AQUI para saber mais.
* O ouvidor da Constituição de Comissão e Justiça (CCJ), Juliano Soares – Juba (PSDB), apresentou três pareces na reunião dessa terça.
* Ele rejeitou pedido de impeachment do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) e do vereador Admar Pozzobom (PSDB), apresentado por Bruce Daniel de Amarante da Silva, ressaltando que a “denúncia é totalmente inepta, com flagrante ausência de comprovação dos fatos relatados”.
* Frente às duas solicitações da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Lourdes Ramos Castro, Juba apontou pelo arquivamento de ambas.
* A instituição solicitava a retratação pública do secretário de Mobilidade Urbana, João Ricardo Vargas (PSDB), por uma suposta ofensa proferida na reunião da Comissão de Educação, em 5 de abril (à época, o tucano era vereador).
* Além disso, a escola questionava a legitimidade da Tia da Moto na mesma comissão, uma vez que ela também atua na Secretaria Municipal de Educação.
Luci no céu com seus diamantes
Já diziam os Bítous, em inglêish
Para os amigos os benefícios do rei,
aos inimigos os rigores da lei
Hoje estou poético
Ou seria patético?
Viagem para POA tem agenda fictícia para justificar a presença em evento eleitoral. Coisas que poderiam ser feitas via Skype, mas o dinheiro público está aí para isto mesmo, para ser gasto em interesses partidários.
Cremers pode até estar querendo ‘valorizar o passe’, mas a notícia do jeito que saiu dá idéia de que ninguém sabe do que está falando em Santa Maria. Algo do tipo ‘crianças não briguem’ e ‘não é bem assim’.
Secretária de saúde é enfermeira, se saísse do cargo não teria problemas para encontrar emprego. Outras pessoas na mesma situação estariam ‘lascadas’,
No mais, como se perde tempo com bobagens na urb.