SAÚDE. Dia D da Vacinação contra a gripe também terá ações de orientação de orientação. E é amanhã!
Por MARIANA FONTANA (texto) e DEISE FACHIN (foto/Arquivo), da Assessoria da Prefeitura
Além de ser um dia dedicado à vacinação da gripe, em função do “Dia D”, o sábado (12) também contará com diferentes ações cujo principal objetivo é o cuidado com a Saúde da comunidade santa-mariense. Além de abrirem as portas para realizar a vacinação dos grupos de risco, algumas Unidades de Saúde da cidade e centros especializados ofertarão ações de promoção e de prevenção.
O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado na Avenida Borges de Medeiros, nº 804, abrirá das 8h às 16h para a terceira edição do ano do programa Sorria Santa Maria. Um total de 70 pacientes foram agendados para a realização de consulta e tratamento odontológico. Paralelamente, no local, serão realizadas atividades extras, como exame bucal, com foco na prevenção do câncer bucal, além de roda de conversa sobre a Semana da Luta Antimanicomial.
Na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Francisco, o sábado também será destinado à prevenção ao câncer bucal. No local, será realizada a “Mateada da Saúde”, com a realização de exames e orientações sobre Saúde Bucal. As atividades no local iniciam às 8h, ocorrerão durante a manhã, e serão realizadas pelo dentista da unidade, com professores e alunos do curso de Odontologia da Universidade Franciscana (UFN).
Outra ação que ocorrerá no sábado é um trabalho de conscientização a respeito do uso racional de medicamentos. De forma itinerante, profissionais de Saúde do Município e professores e estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) percorrerão Unidades de Saúde da Região Leste, na manhã de sábado, repassando orientações sobre o uso racional de medicamentos, o armazenamento e descarte correto, entre outras ações.
A equipe iniciará a ação às 8h, na UBS Wilson Paulo Noal, e passará também, nesta ordem, pelas unidades São Francisco, Walter Aita e São José. Além de repassar informações, a equipe disponibilizará espaço para o descarte de medicamentos em desuso. A orientação é que a população compareça aos locais e realize o descarte dos materiais.
As ações são parte do “Programa de Conscientização da População e Recolhimento de Medicamentos em Desuso nas Unidades de Saúde na Região Leste de Santa Maria”, que é desenvolvido pelo Grupo de Extensão do Departamento de Saúde Coletiva da UFSM desde o ano passado.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Pela foto é possível supor que o cirurgião-dentista virou auxiliar de consultório dentário… A que nível de sofisticação essa prefeitura chegou…