PrefeituraSaúde

TOXOPLASMOSE. Autoridades de saúde seguem em busca da causa. Confira como acontece a investigação

Trabalho de fiscalização está sendo intensificado nos supermercados, depósitos de alimentos, açougues e produtores de hortaliças (foto)

Por MARIANA FONTANA (com foto de Divulgação), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A investigação quanto à causa do surto de Toxoplasmose em Santa Maria segue mobilizando equipes de Saúde do Município, do Estado e da União. Os órgãos seguem no trabalho de averiguação do foco de contaminação, atuando em diferentes frentes – desde a aplicação de questionários, até a análise de amostras.

Conforme o superintendente da Vigilância em Saúde do Município, Alexandre Streb, as investigações têm se baseado nos resultados obtidos pelos questionários aplicados pelas equipes do Estado e do Município – cerca de 400 -, além daqueles executados por técnicos do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS) – que já somam 100.

De acordo com Streb, a partir dos dados já é possível ter conhecimento da área da cidade com maior número de casos. Ainda que não se tenha a resposta exata se as pessoas adquiriram a doença no local que almoçam ou onde trabalham, por exemplo, as informações colhidas até aqui indicam a Região Oeste com a prevalência dos casos, o que tem direcionado as ações para o local.

Seguindo essa linha de investigação, e como os questionários apresentam, entre outras questões, informações acerca dos hábitos de consumo, o superintendente ressalta que foi intensificado o trabalho de fiscalização em supermercados, depósitos de alimentos, açougues e produtores de hortaliças. Inspeção de carnes e hortifrutigranjeiros, vistorias quanto ao acondicionamento e coleta de amostras de verdura e águas de irrigação estão sendo realizadas por equipes dos setores de Alimentos e Água da Vigilância em Saúde do Município, da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) e do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS)…

APLICAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS CONTINUA

De acordo com Streb, outros estabelecimentos já passaram por inspeção, onde também foram recolhidas amostras. Até o momento, das investigações concluídas, todos os resultados foram negativos para a presença do Toxoplasma gondii.

Em paralelo às vistorias, as equipes seguem na aplicação de questionários. As perguntas são realizadas por quatro equipes junto às pessoas que apresentaram sintomas e que tiveram a doença confirmada, além da população que não teve o diagnóstico.

“Estamos usando todos os recursos possíveis nessa investigação. Recursos de pessoal, de logística e tecnológicos. Estamos trabalhando com todo empenho para encontrar foco de contaminação. Nosso trabalho foi avaliado por instâncias internacionais de Vigilância em Saúde, que declararam que estamos no caminho certo. Mas é importante que a população não espere por esses resultados para adotar as medidas de prevenção. É muito possível que, no final do processo, não tenhamos um dado concreto do que causou o surto. Por isso, é importante que a comunidade siga adotando as medidas de prevenção”, enfatizou Streb.

PARA LER A ÍNTEGRA, NA ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. O que será encontrado primeiro? A causa da “toxospirose”, ops, toxoplasmose, o submarino a Argentina ou avião da Malaysia?

    Será que até 2020 teremos respostas ou serão necessárias outras viagens aos States?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo