Destaque

TOXOPLASMOSE. Autoridades detalham ações e um informativo explica a doença e quais as reações a ela

Gestores da área de saúde também defenderam a necessidade de se manter e intensificar as medidas de prevenção por parte da população

Por MARIANA FONTANA (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura 

Representantes de órgãos municipais, estaduais e federais estiveram reunidos, nesta quarta-feira (16), em uma coletiva de imprensa que detalhou as ações desenvolvidas pelos três entes federados em função do surto de toxoplasmose que atinge a cidade. Na oportunidade, também foi reforçada a necessidade de que se mantenha e se intensifiquem as medidas de prevenção por parte da população.

Na oportunidade, o prefeito Jorge Pozzobom e a secretária de Saúde de Santa Maria, Liliane Mello Duarte, destacaram o empenho do Município em buscar respostas para o problema desde o diagnóstico dos primeiros casos. Eles destacaram as principais frentes de trabalho: a investigação do foco da contaminação, junto ao Estado e a técnicos do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS); o tratamento, pela entrada nas Unidades de Saúde; e a busca pela medicação.

O prefeito Jorge Pozzobom também detalhou uma cronologia de atuação do Município frente ao surto, destacando que, desde o início, foram repassadas à população as medidas corretas de prevenção. O chefe do Executivo também lembrou que pediu à Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) informações quanto às análises da água; que foi até à Secretaria Estadual de Saúde e ao Ministério da Saúde buscar apoio; além de ter promovido reunião com o setor alimentício do Município para orientar sobre as práticas corretas.

“Eu sei, juridicamente, qual é o dever de um prefeito frente a uma situação como essa. Estamos cumprindo rigorosamente o nosso dever como entes públicos desde o primeiro momento. Estamos investigando e buscando alternativas. Fomos até o Governo do Estado, nos encontramos com o nosso ministro da Saúde, pedimos auxílio com relação aos remédios, ao reforço nas equipes e estamos empenhados em resolver esta situação”, destacou o prefeito Jorge Pozzobom.

Na oportunidade, a infectologista Jane Costa detalhou um informativo dirigido à população de Santa Maria, onde estão descritas as informações sobre o surto de toxoplasmose, as ações de prevenção necessárias, os grupos considerados de risco, os sintomas, entre outras informações. O documento foi elaborado a partir de técnicos da Prefeitura, da 4ª Coordenadoria de Regional de Saúde (4ª CRS) e do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Clique AQUI (e confira na imagem abaixo)  para acessar o informativo.

Também participaram da coletiva de imprensa, a procuradora da República, representante do Ministério Público Federal (MPF), Bruna Pfaffenzeller; o representante do Ministério Público Estadual (MPE), Fernando Barros; a médica infectologista do Husm, Liliane Pacheco; e o delegado da 4ª CRS, Roberto Schorn.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. É um problema nacional, porta arrombada, tranca de ferro. O assunto daria uma CPI num lugar sério, não para lascar politicamente com o prefeito, mas para ver como as coisas estão.
    Aparentemente não existe protocolo para surto de doenças (talvez para doenças que já tiveram surto), vigilância em saúde aparentemente não cuida da qualidade da água (é a própria Corsan que avalia a qualidade do serviço?), não existe estudo sobre os vetores de doenças da aldeia, etc.
    Informativo está meio telegráfico. Se lavar as mãos e depois colocar por qualquer motivo na boca existe possibilidade de contaminação? E o banho? Escovar os dentes e enxaguar com água fervida também?

    http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/Cidades/2018/4/647328/Equipes-da-Prefeitura-de-Santa-Maria-e-do-RS-investigam-sindrome-febril

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo