Arquivo

Noticia ruim. Dados consolidados do primeiro trimestre apontam recessão econômica no Brasil

Contra os números não dá para brigar. É fato que o Brasil, computados os dados gerais, está tecnicamente em recessão. Pode-se (e há argumentos consistentes nesse sentido) dizer que o pior já passou. Mas o que houve foi, sim, retração da economia – como mostra o levantamento anunciado nesta terça-feira, pelo IBGE.

 

Para saber o tamanho do estrago, e obter também outros detalhes, vale a pena conferir a reportagem publicada na versão online d’O Estado de São Paulo. O texto é assinado pelas jornalistas Adriana Chiarini e Jacqueline Farid. Acompanhe:

 

“PIB cai 0,8% no 1º tri e confirma recessão técnica no Brasil

Contração foi na comparação com o 4º trimestre; ante o mesmo período do ano passado, queda é de 1,8%

O Produto Interno Bruto do País caiu 0,8% no primeiro trimestre de 2009, ante o quarto trimestre do ano passado, somando R$ 684,6 bilhões, segundo dados divulgados nesta terça-feira, 9, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com o mesmo período de 2008, a queda foi de 1,8%.

Os números confirmam a recessão técnica no País – dois trimestres consecutivos de queda -, adiantada por muitos economistas. Apesar deste aspecto negativo, a boa notícia é que a queda do PIB não foi tão grande como a maioria dos analistas esperava – queda entre 3% e 0,9% na comparação entre o 1º trimestre deste ano e o 4º trimestre de 2008. Já o resultado em relação ao ano passado ficou no teto das estimativas – queda entre 3,5% e 1,8%.

Uma queda maior da economia não ocorreu porque o setor de serviços, o consumo das famílias e do governo apresentaram alta no trimestre em relação ao período anterior – de 0,8%, 0,7% e 0,6%, respectivamente. No sentido contrário, o PIB da indústria caiu 3,1%. O resultado da agropecuária também foi negativo, em 0,5% na mesma base de comparação…”

 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo