Artigos

A agricultura e a tecnologia – por Roberto Fantinel

“Encontrar equilíbrio entre eficiência e sustentabilidade segue sendo objetivo”

A nova era da agricultura se refere à aplicação de tecnologias, conhecimentos científicos e práticas avançadas no setor agrícola para aumentar a produtividade, eficiência e sustentabilidade na produção de alimentos e recursos naturais.

O machado, a enxada e a foice abriram espaço para uma agricultura moderna. Hoje, no meio do campo há sensores, softwares, drones, veículos semiautônomos e integração sustentável. O arado e a grade praticamente saíram de cena e entrou uma nova tecnologia.

Há quem ainda tenha certa resistência com o novo, contudo, os avanços são inegáveis. A maior parte dos agricultores hoje possui acesso à televisão. Muitos gerenciam sistemas, máquinas e equipamentos modernos e não podem prescindir de conhecimento científico.

A internet ainda não tem um alcance global, mas oferece significante suporte à produção, por isso, precisamos avançar na conectividade dos estabelecimentos rurais.

A agricultura brasileira evoluiu como nenhuma outra nas últimas cinco décadas. Nosso agricultor adotou a produção como desafio e a ciência como bússola. O resultado é uma enorme produtividade e competitividade. Utiliza tecnologias avançadas para realizar diversas tarefas agrícolas, desde a semeadura até a colheita e o monitoramento do cultivo, mas, embora a agricultura moderna tenha trazido muitos benefícios, também plantou desafios, como preocupações com a dependência de monocultivos, o uso de fertilizantes químicos, a erosão do solo e a perda de biodiversidade.

Portanto, encontrar um equilíbrio entre a eficiência produtiva e a sustentabilidade ambiental segue sendo o objetivo fundamental no desenvolvimento agrícola do século XXI. Mas, com o trabalho dos nossos agricultores, seguiremos levando comida a mesa de centenas de famílias brasileiras e faremos isso por meio do uso eficiente de recursos, de forma competitiva e sustentável, respeitando o meio ambiente e nossos recursos naturais, reduzindo as preocupações e o impacto ambiental.

Parabéns aos agricultores da moda antiga e aos que utilizam métodos de cultivo inovadores, como a agricultura vertical, a hidroponia, a acuaponía e a agricultura de invernadero, para maximizar a produção em espaços limitados ou em condições climáticas adversas. Estamos juntos.

(*) Roberto Fantinel é deputado estadual licenciado pelo MDB. Oriundo de Dona Francisca, onde foi vereador, é ex-presidente da Juventude do MDB/RS, integrante do Diretório Municipal do MDB/SM e ex-assessor do governo gaúcho, na gestão de José Ivo Sartori. Foi presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e é o atual secretário estadual de Assistência Social. Ele escreve no site, semanalmente, aos sábados.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo