Arquivo

Tarso Genro no Supremo? E substituindo Nelson Jobim? Seria o desejo de Lula!

Numa madrugada sem notícias, bem que esta, que reproduzo abaixo e que, imagino, deva estar publicada em Zero Hora desta quinta-feira, é para lá de interessante. Trata-se da especulação, muito bem fundada, acerca da possibilidade da nomeação, pelo presidente Lula, de Tarso Genro para o Supremo Tribunal Federal.

Leia a reportagem assinada por Fábio Schaffner, repórter de ZH, que reproduzo do site www.clicrbs.com.br/clicnoticias/jsp, colocada na rede à 00h10min:

Planalto articula Tarso para vaga no Supremo
Indicação seria recompensa por saída do Ministério da Educação

Uma movimentação do Palácio do Planalto para indicar o ex-ministro da Educação Tarso Genro para o Supremo Tribunal Federal tornou-se nos últimos dias assunto obrigatório entre juristas e políticos gaúchos em Brasília. Tarso retorna de viagem à Europa no final de semana e na quinta-feira se reúne com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A indicação para a mais alta corte do país seria uma forma de o presidente recompensá-lo pelo sacríficio de ter de deixar o Ministério da Educação para ocupar interinamente a presidência do PT.
A única vaga a ser aberta no STF é a do ministro Carlos Velloso, cuja aposentadoria compulsória está prevista para janeiro de 2006, quando completa 70 anos. O empecilho seria uma eventual aprovação, pelo Congresso, de um projeto de lei aumentando o limite de idade para aposentadoria compulsória dos ministros do STF de 70 anos para 75 anos.
Os planos do Planalto, porém, seriam mais ambiciosos. Tarso esperaria até maio e então substituiria o atual presidente do STF, Nelson Jobim. A amigos, Jobim tem manifestado o desejo de retornar à vida pública, de preferência já nas eleições do ano que vem.
No STF, Tarso conta com a simpatia de pelo menos três ministros. Além de Jobim, seu nome teria o apoio dos ministros Eros Grau e Sepúlveda Pertence. Um dos inconvenientes da indicação, porém, seria o excessivo número de gaúchos a integrar a suprema corte. Se for indicado à vaga de Velloso, Tarso seria o quarto gaúcho – além de Jobim, há os ministros Eros Grau e Ellen Gracie, essa última nascida no Rio mas com toda a carreira jurídica forjada no Estado. Uma eventual substituição de Jobim por Tarso acabaria com esse problema.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo