CidadaniaEleições 2014Política

OPINIÃO. Atílio Alencar, participação popular e uma reflexão sobre que se pode esperar (ou não) do pleito

“….É necessário um permanente exercício de leitura, cujas análises resultantes desmentem a si mesmas numa velocidade vertiginosa, para entender afinal quem defende o quê, quem escolhe um lado claro – com o ônus de perder apoio do outro -, a opção política de cada projeto. São banqueiros financiando campanhas por uma “nova política” (como se houvesse alguma novidade em manter o dinheiro com quem já o controla), candidatos ditos progressistas achando razoável a barganha de direitos civis por maior espaço de influência nesta ou naquela pauta, pastores religiosos fazendo suas crendices incidirem sobre leis que deveriam garantir as liberdades individuais. Tudo em nome do bem-estar do povo, claro.

Entretanto, está aí, as eleições estão chegando. E como bem sabemos, assim como não há vácuo na política, a anulação do voto não anula a eleição, nem tampouco seus resultados. Mas que estejamos preparados: se o junho de 2013 surtiu ou surtirá algum efeito positivo sobre a forma com que os partidos brasileiros entendem a representação política, talvez ainda não seja agora que isso se fará sentir. Por ora, o que temos é a velha situação de…”

CLIQUE AQUI  para ler a íntegra da reportagem “Eleições”, de Atílio Alencar. Atílio é graduado em História pela Universidade Federal de Santa Maria, atualmente trabalha com gerenciamento de mídias sociais e colabora com veículos de comunicação livre. Suas opiniões e críticas exclusivas estão disponíveis neste sítio as quartas-feiras.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo