PrefeituraSanta MariaSaúde

SAÚDE. Encontro reúne oftalmologistas e um dos temas foi o surto de Toxoplasmose em Santa Maria

Toxoplasmos: oftalmologistas discutiram, na Quarta Colônia, práticas e rotinas da profissão, inclusive com participação de infectologistas

Por ANA BITTENCOURT (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Comprometida em seguir acompanhando o surto de Toxoplasmose que atinge Santa Maria, a Prefeitura Municipal esteve representada pela secretária de Saúde, Liliane Mello, durante o SORIGS+perto Santa Maria, no sábado (09). Durante o encontro, realizado no Recanto Maestro, em São João do Polêsine,  e organizado pela Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul (SORIGS), 25 oftalmologistas da região discutiram particularidades e novidades da área. E, para auxiliar os profissionais de Santa Maria, um tema específico foi incluído especialmente para esta edição do evento: a Toxoplasmose Ocular.

Na avaliação da secretária Liliane Mello, a presença dos dois profissionais convidados para um bate-papo com os participantes, a infectologista Jane Costa, de Santa Maria, e o oftalmologista Jacobo Melamed, de Porto Alegre, abriu espaço para perguntas e relatos. Os debates auxiliaram para confirmar que os protocolos adotados em relação ao surto pelos profissionais de Saúde do Município e do Estado, até o momento, estão de acordo com o esperado.

“O cuidado da SORIGS em incluir este assunto mostra o quanto a categoria dos oftalmologistas está comprometida com Santa Maria. O que tivemos aqui, hoje, foi a possibilidade de trocar informações e experiências que nos deram a convicção que o trabalho está sendo realizado da melhor maneira possível e dentro das nossas possibilidades”, afirmou Liliane.

A presidente da Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul, Isabel Cardoso, explicou que o SORIGS+perto tem o objetivo de descentralizar as ações promovidas pela instituição e promover a aproximação entre os associados. A médica, que está à frente da SORIGS há um ano e meio, mediou o debate e ministrou a palestra “Toxoplasmose Ocular”.

“Na nossa avaliação, o evento foi bastante positivo, pois tivemos a oportunidade de revisar nossos conhecimentos e nossas práticas como médicos oftalmologistas, especialmente em relação à Toxoplasmose Ocular, com a presença de profissionais especializados no tema e que já vivenciaram outros surtos, em outras cidades brasileiras”, disse a presidente.

Na opinião do médico Jacobo Melamed, especialista em infecções oculares, a Toxoplasmose é uma doença negligenciada entre os médicos, tanto nos cursos de Medicina, quanto no exercício da profissão.

“A Toxoplasmose é uma doença prevalente e que precisa ser amplamente pesquisada. O que percebemos é que o surto que está ocorrendo em Santa Maria é, aparentemente,  singular e foge aos padrões apresentados na literatura médica”, concluiu Melamed.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, E TAMBÉM VER OUTRAS FOTOS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo