EducaçãoUFSM

UFSM. Eleição para o DCE só sai em agosto. ‘Saúde mental’ dos estudantes é um dos motivos para adiar

Eleições do DCE da UFSM deveriam ocorrer agora, em 20 de junho. Porém, ficarão para o mês de agosto, em data ainda a ser marcada

Por MAIQUEL ROSAURO (com imagem de Reprodução), da Equipe do Site

As eleições para o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) deveriam ocorrer na próxima quarta-feira (20). Contudo, o pleito foi adiado para agosto. Uma das razões é a “saúde mental” dos acadêmicos.

Em nota divulgada na fanpage do DCE, a atual gestão, Representa, listou os três itens que levam ao adiamento.

“a) a falta de cumprimento dos prazos pela comissão eleitoral; b) a saúde mental das e dos estudantes para o período eleitoral que se realizaria ao final do semestre, em conjunto com as provas e trabalhos finais; e c) a suspensão das atividades acadêmicas dentro do período de eleição, aprovado no CEB anterior”, diz a nota.

A decisão pelo adiamento foi tomada no Conselho de Entidades de Base, sendo que a gestão Representa havia votado para que o pleito permanecesse em junho.

Ano passado, a eleição foi realizada no dia 7 de junho nos campi de Santa Maria, Cachoeira do Sul e Palmeira das Missões. Devido à falta de energia elétrica no campus de Frederico Westphalen, o pleito na unidade ocorreu apenas no dia 8 de junho.

Na ocasião, a Chapa 1 – Representa, de oposição, venceu com 2.134 votos, a Chapa 2 – Lado a Lado registrou 1.201 votos, e a Chapa 3 – Libertas, que buscava a reeleição, alcançou 1.566 votos.

Abaixo, confira a íntegra da nota divulgada na fanpage do DCE:

Eleições do DCE adiadas

O último Conselho de Entidades de Base decidiu, por meio de votação, adiar as eleições para agosto de 2018, deixando a atual gestão por mais alguns meses à frente da entidade.

A votação que decidiu por adiar as eleições teve 7 votos favoráveis, contra 5 contrários e 1 abstenção. Dentre os elementos apontados para a decisão estão: a) a falta de cumprimento dos prazos pela comissão eleitoral; b) a saúde mental das e dos estudantes para o período eleitoral que se realizaria ao final do semestre, em conjunto com as provas e trabalhos finais; e c) a suspensão das atividades acadêmicas dentro do período de eleição, aprovado no CEB anterior.

A gestão Representa votou pela manutenção das eleições nesse fim de semestre, no entanto respeitamos e acatamos a decisão do Conselho, pois se trata de entidade estatutariamente superior à diretoria executiva. Portanto, cumpriremos com o novo período de gestão, acreditando que seja o melhor a ser feito, dentro dos novos desafios que a conjuntura nos coloca, frente aos ataques contra a educação pública.

Visto isso, estaremos realizando novas atividades no próximo período, para cumprir com o que foi proposto por nós desde as eleições de 2017!

DCE-UFSM

Gestão Representa

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo