ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. Partidos políticos? Ora, e alguém precisa deles, deve pensar o prefeito Cezar Schirmer

Schirmer (com Farret) exerce, a pleno, o “presidencialismo”(Foto Felipe Pires/Divulgação)
Schirmer (com Farret) exerce, a pleno, o “presidencialismo”(Foto Felipe Pires/Divulgação)

Os movimentos de Cezar Schirmer, na formação do secretariado, independente do anúncio ou não de alguns nomes até o fechamento desta coluna, passam ao largo dos partidos aliados. É possível que o prefeito papeie com alguns dirigentes de agremiações que lhe dão sustentação política. Mas são, no máximo, quatro: Robson Zinn, do PMDB; Renor Beltrami (e o vice-prefeito José Farret), do PP; e, taaalvez, Miguel Passini, do PDT. E mais ninguém.

Na verdade, mesmo esse quarteto está longe de ser orientador das decisões de Schirmer, muito menos definidor. O prefeito exerce, na plenitude, o regime “presidencialista”. E trata, sim, “em segredo” a configuração do novo 1º escalão. Inclusive por conta disso, ficou muito difícil chegar aos convidados. E eles foram, no mínimo, meia dúzia. Todos, mas todos meeeesmo, fora do âmbito das agremiações. E quem diz não é Schirmer, que faz “boca de siri”, mas os próprios líderes partidários. Especialmente os que estão fora do “quarteto de ferro”.

Parece cada vez mais claro que as outras siglas, DEM e PTB incluídas, que têm representação parlamentar, serão secundárias. E terão que se contentar com o que vier. Gostando ou não. Nessa parada, há quem aposte que o prejuízo maior será dos petebistas, ainda fora do governo. O DEM dificilmente deixará de ter uma pasta, talvez a mesma de hoje, com Rodrigo Menna Barreto e as suas responsabilidades junto ao setor primário.

Também começa a se esboçar o risco, para o qual o prefeito não está dando muita peteca. Qual? Receber o troco em alguma votação no parlamento. E as razões para a tranquilidade? Schirmer, a ser correto o raciocínio dos que o rodeiam, fontes da coluna, tem certeza que é suficiente o segundo escalão para os que estão na Câmara, e o terceiro para os demais. Que são coisa de uma dezena de siglas menores. Dará certo? O futuro dirá.

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Vai dar certo, é a tal ampliação do governo para a sociedade, o prefeito deve colocar como secretários pessoas que estejam um pouco livre desse jogo partidário e sejam mais abertas e menos sectárias, só assim sairá do isolamento.
    Apoio ! PTB, DEM ,PDT, PP, PMDB que se aguentem !
    A cidade precisa crescer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo