Destaque

ECONOMIA SOLIDÁRIA. A 25ª Feicoop vai começar. Visitação inicia na sexta. Confira toda a Programação

Parque irá abrigar Palco da Feira e lonões onde irão ocorrer seminários. E pavilhão interno também está pronto para receber expositores

Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto), da Assessoria de Imprensa dos Eventos

A programação oficial da 25ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) já está disponível. Os eventos deste ano, que são acompanhados do 3º Fórum e 3ª Feira Mundial de Economia Solidária, iniciam nesta quinta-feira (12) e seguem até domingo (15), em Santa Maria.

Nesta quinta, não haverá comercialização de produtos. O dia será dedicado à recepção das caravanas, montagens dos estandes, além da realização de seminários e oficinas.

Um dos destaques da quinta será o Seminário Nacional de Integração de Cooperação Solidária, que irá ocorrer das 9h às 18h, no Hotel Dom Rafael, no Centro da cidade. O evento é promovido pela Cáritas Brasileiras.

Das 9h às 17h, no auditório do Colégio Irmão José Otão ocorre a Seminário da Rede Temática da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro e para o Controle do Tabaco (CONICQ). O evento terá início nesta quinta e terá uma continuação na sexta (13), entre 9h e 12h, no mesmo local.

Às 14h, no Lonão Paul Singer, no Parque da Medianeira, irá ocorrer a Assembleia Nacional dos Empreendimentos de Economia Solidária.

Para conferir a programação completa dos demais dias de Feicoop, clique nos links abaixo:

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DA 25º FEICOOP

PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES CULTURAIS DA 25ª FEICOOP

Os eventos ocorrem no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, nos fundos do Parque da Medianeira. Os pavilhões do local já estão prontos para receber os expositores.

Informações sobre a 25ª Feicoop

A Feira
A Feicoop é uma grande escola de organização, formação de convivência, do voluntariado e dos Movimentos Sociais e Economia Solidária. São 25 anos de construção coletiva e interativa. É um braço do Fórum Social Mundial que constrói um “Outro Mundo Possível” e uma “Outra Economia que já Acontece!”. A entrada é gratuita.

Tema desta edição
Construindo a sociedade do bem viver: por uma ética planetária

Horários de visitação
Quinta-feira (12) – Chegada das caravanas (não haverá comercialização neste dia)
Sexta-feira (13) – das 7h30min às 20h
Sábado (14) – 7h30min às 20h
Domingo (15) – 7h30min às 18h

Abertura Oficial
Sexta-feira (13), às 16h, no Palco da Feira (Parque da Medianeira)

Exposição
Serão expostos na Feira cerca de 10 mil produtos, entre agroindústria familiar, artesanato, alimentação, hortifrutigranjeiros, plantas ornamentais, serviços e produtos de povos indígenas.

Estimativa de público 
Para esta edição, são esperadas 300 mil pessoas durante os quatro dias de evento. Ano passado, foram 255 mil visitantes oriundos de todos os estados brasileiros (mais de 500 municípios) e 20 países (África do Sul, Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, China, Colômbia, Costa do Marfim, Cuba, Equador, Espanha, Hungria, Itália, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Portugal, Senegal e Uruguai).

Diferenciais do evento
Durante a Feicoop ocorrem práticas do comércio justo e consumo ético e solidário, trocas solidárias com moeda social e muitas atividades de formação e interação. Na Feira não há consumo de cigarros e a água não é comercializada durante o evento. A Economia Solidária entende que a água é um bem universal e um patrimônio da humanidade.
Refrigerantes também não são vendidos. Os produtos oferecidos na Feira são de procedência ecológica. A organização do evento trabalha com a teoria e a prática, articulando campo, cidade e as diferentes culturas e etnias.

Infraestrutura
A área total da Feicoop é superior a 20 mil m², incluindo os pavilhões do Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, parte do Parque da Medianeira e o Colégio Irmão José Otão.

Organização
A Feicoop é organizada pelo Projeto Esperança/Cooesperança (da Arquidiocese de Santa Maria) e Prefeitura Municipal de Santa Maria, com apoio de Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cáritas Brasileiras, entre outras instituições.

O que é Economia Solidária
É um jeito diferente de produzir, de comprar, de trocar, de vender, de consumir produtos, oferecer e receber crédito. O que move esta economia é o desejo de que não existam excluídos, que a riqueza produzida no trabalho seja partilhada e que todos tenham qualidade de vida.
A Economia Solidária é também uma estratégica de desenvolvimento sustentável que considera todas as dimensões (econômica, social, cultural, ambiental, política…).

Feicoop no Facebook
Curta a fanpage do evento: https://www.facebook.com/feicoop

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo