EconomiaEconomia Solidária

ECONOMIA SOLIDÁRIA. Prefeitura prepara entorno dos eventos internacionais: trânsito e limpeza de vias

Ação de limpeza e pintura dos meios-fios começou na manhã desta quarta-feira. Ideia é que esteja tudo concluído até a próxima sexta

Por ANA BITTENCOURT (texto) e JOÃO VILNEI (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura 

De 12 a 15 de julho, Santa Maria será palco do maior evento de economia solidária da América Latina, a Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop). E a Prefeitura, como apoiadora da 25ª edição da Feicoop, finaliza os preparativos na infraestrutura e no planejamento do trânsito para receber os milhares de visitantes que vêm à cidade. Na manhã desta quarta-feira (11), equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e da empresa Sulclean trabalhavam no entorno do Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, no Bairro Medianeira.

A abertura oficial da 25ª Feicoop, do 3º Fórum Mundial Temático de EcoSol e da 3ª Feira Mundial de EcoSol, ocorre na sexta-feira (13), às 16h, no palco do Parque da Medianeira. Antes, na quinta (12), a programação será dedicada aos cursos e palestras de formação e capacitação. O horário de visitação da Feicoop será das 7h30min às 20h (na sexta-feira), das 7h às 20h (no sábado) e das 7h30min às 18h (no domingo).

“Santa Maria é a cidade da economia solidária. Durante quatro dias, o Município recebe caravanas de todo o país, formadas por pessoas que sonham e praticam uma outra economia, mais igualitária, mais solidária e mais fraterna. Fica o nosso convite para que a comunidade de Santa Maria prestigie e visite a Feicoop em seu Jubileu de Prata”, afirmou o prefeito Jorge Pozzobom.

Todos os anos, além da comercialização de produtos oriundos da economia solidária e da agroindústria familiar, o evento oferece artesanato, alimentação, hortifrutigranjeiros, plantas ornamentais, serviços e produtos de povos indígenas. Ainda, a Feicoop promove seminários, oficinas, cursos de formação e palestras. A promoção e realização é da Arquidiocese de Santa Maria, por meio do Projeto Esperança/Cooesperança, banco da Esperança, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Prefeitura Municipal de Santa Maria, com apoio de entidades e organizações parceiras.

SERVIDORES DA PREFEITURA DEVEM FINALIZAR SERVIÇOS NA SEXTA

Na manhã desta quarta, uma equipe com 22 servidores da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e de trabalhadores da Sulclean fizeram o corte de grama e limpeza do Parque da Medianeira. O local é utilizado como estacionamento gratuito para os visitantes da Feicoop.

As vias próximas também foram contempladas com os serviços. As ruas Heitor Campos, Capão da Canoa, Imbé, Atlântida e a Travessa Doutor Theodorico receberam limpeza das redes pluviais e das caixas coletoras, para evitar possíveis alagamentos no Bairro Medianeira. Os servidores também fizeram raspagem e pintura do meio fio.

SECRETARIA DE MOBILIDADE URBANA PREPARA ESQUEMA DE TRÂNSITO

Para dar fluidez ao fluxo de veículos nas ruas do entorno, a Prefeitura vai implantar algumas alterações no trânsito, próximo ao Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter. As mudanças estarão em vigor nos dias 13, 14 e 15 e agentes de trânsito devem estar presentes das 7h às 23h, dando orientações aos motoristas. A Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana também vai fazer a sinalização das vias com cones, para demarcar pontos de carga e descarga (acesso pela Rua Imbé), assim como embarque e desembarque para ônibus e veículos particulares (na Rua Heitor Campos, próximo à Rua Atlântida) e táxis (na Rua Atlântida).

Conforme a Secretaria de Mobilidade Urbana, desde a última segunda-feira (09), a Rua Heitor Campos está com o trânsito interrompido, no trecho entre as ruas Atlântida e Imbé. A medida foi adotada para a instalação de toldos que devem receber expositores. O sentido único da Rua Heitor Campos (Bairro-Centro) será mantido. Da mesma forma, A Rua Atlântida permanece com sentido único.

A entrada para estacionamento será pelo portão central, na Rua Heitor Campos. Caso seja necessário, os agentes vão liberar outros acessos. A entrada da feira será pela Rua Atlântida, a partir da Rua Duque de Caxias. Já a saída do evento será feita somente pela Rua Heitor Campos.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo