PREÇOS. Aumento da inflação em Santa Maria, que é de 5,2% em 12 meses. Até aqui, em 2018, são 2,69%

PREÇOS. Aumento da inflação em Santa Maria, que é de 5,2% em 12 meses. Até aqui, em 2018, são 2,69% - inflação

Confira, na tabela, o reajuste dos preços em SM no mês, no ano e nos últimos 12 meses, por grupo de bens e serviços pesquisados

Da Assessoria de Comunicação da UFN, com imagem de Reprodução

O Índice do Custo do Vida de Santa Maria (ICVSM), calculado pelo Laboratório de Práticas Econômicas (LAPE), do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Franciscana, variou em junho em + 0,81%. Nos cinco primeiros meses do ano a variação foi de + 2,69% e nos últimos 12 meses + 5,20%. Este resultado justifica-se em parte pela greve dos caminhoneiros, que refletiu diretamente sobre os alimentos e nos combustíveis.

Após meses com comportamento moderado, o grupo Alimentação sofreu forte alta em junho (+1,49%). Quando observamos o seu comportamento nos doze meses (+1,37) e no ano (+2,93), os preços do grupo acumularam uma alta que pode ser considera pequena, uma vez que é inferior a maiora dos demais grupos. Contudo, o resultado no mês é fruto do aumento no preço dos lácteos e derivado da greve dos caminhoneiros: leite tipo C (+8,9%), leite longa vida (+11,2%) e iogurte (+11,4%). Ainda, outra grande fonte de contribuíção para o resultado de junho foi a alimentação fora de casa, que tem peso significativo sobre a variação agregada do grupo. Os restaurantes com comida por quilo e buffet livre subiram (+3,2%%), bem como os lanches do tipo fast food (+6,8%).

De outro lado, itens importantes tiveram deflação em junho, a saber: arroz longo fino (-16,5%), brócolis (-13,4%), banana (-17%) e o feijão (-9,4%). Com a troca de estação, o aumento da oferta dos cítricos pressionou o preço no varejo. No mês em que a pesquisa foi realizada, a laranja (-2,7%) e a bergamota (-11,7%) ficaram mais baratas.

O grupo Transporte, variou em +1,10%. Este resultado foi motivado sobretudo pelo aumento das passagens de ônibus Inter estadual. Destaca-se a queda do preço do óleo diesel em baixou em média – 9%.

Entre os grupos, é o que acumula maior alta nos doze meses (+16,27%) e no ano (+5,03%). Grande parte do resultado pode…”

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A ÍNTEGRA DO BOLETIM DO ÍNDICE DE CUSTO DE VIDA



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *