Destaque

TOXOPLASMOSE. Laboratório confirma: protozoário encontrado em reservatório de casa no Bairro Fátima

Do site da Rádio Medianeira, em texto de FABRÍCIO MINUSSI e foto de RODRIGO THIEL

Em entrevista coletiva (foto acima) na manhã desta sexta-feira (6) o Ministério Público Federal (MPF)  confirmou que uma amostra de água de uma residência abastecida pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), e encaminhada à Universidade de Londrina atestou positiva para a presença de toxoplasma. A residência de classe média-alta, fica localizada no Bairro Fátima, na região Central do município. Também participaram da entrevista coletiva médicos infectologistas da cidade.

Durante a entrevista coletiva as autoridades reforçaram à população as recomendações para só ingerir água fervida e evitar o consumo de alimentos crus. Segundo informações do MPF, o protozoário identificado em laboratório não seria o mesmo que causo a morte de quatro fetos, confirmados com a doença.

Em entrevista à Rádio Medianeira, o secretário Estadual da Saúde, Francisco Paz, disse que a investigação sobre a origem do surto segue sendo feita por técnicos do Estado e do Ministério da Saúde e que essa informação em nada muda a estratégia adotada pelas autoridades para conter o avanço surto. Francisco Paz também disse que a Corsan deve continuar realizando a limpeza das reservatórios e coleta de amostras de água para análise.

Já a procuradora do MPF, Tatiana Dorneles, disse à Rádio Medianeira que a estimativa é de que cerca de quatro a cinco mil pessoas possam estar contaminadas em Santa Maria. Ela acrescentou que nos próximos dias um cronograma de limpeza das caixas d´água em condomínios e residências deve ser divulgado. A população de um modo geral também está sendo orientada a realizar a limpeza dos reservatórios de água.

A secretária de Município da Saúde, Liliane Mello Duarte, disse que a Prefeitura continuará cobrando a Corsan quanto à qualidade da água fornecida à população, limpeza dos reservatórios e coleta de amostras para análise.

“Agora nos temos um fato que precisa ser averiguado. Esse toxoplasma não é o causador do surto, não é o mesmo DNA encontrado nos pacientes diagnosticados até o momento, mas é um fato que precisa ser investigado”, complementou a secretária de Saúde.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Toxoplasmose afeta animais de sangue quente. Já foi observada em pássaros, ratos e morcegos. Não exime a água, tampouco a condena.
    Há quem fale na água por motivos políticos, por ignorância, por motivos econômicos (falam muito em processos e o bolso de alguns causídicos já começa a ‘salivar’), etc. Não ajuda, cria ruído na comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo