TRÂNSITO. Corregedoria da Guarda Municipal apura atuação de agentes em acidente com colega de farda
Do site da Rádio Medianeira, em texto de FABRÍCIO MINUSSI e com imagem de Reprodução
A Corregedoria da Guarda Municipal de Santa Maria vai investigar a conduta de pelo menos seis agentes que estavam de plantão, na madrugada do último domingo, por conta do atendimento a um acidente de trânsito ocorrido na Rua Assis Brasil, quando um veículo invadiu a calçada por volta das 4h e derrubou duas árvores. Duas guarnições da Guarda Municipal foram deslocadas para atender chamado do condutor pelo telefone 153.
Os agentes da Prefeitura compareceram ao local (imagem acima) e rebocaram o veículo em que o condutor também é agente da Guarda Municipal e servidor efetivo do Município desde 2002. As informações são da RBS TV. O atendimento foi filmado por uma moradora do Bairro Itararé, que estranhou o fato da Brigada Militar (BM) não ter sido acionada.
A denunciante também disse que o condutor do carro acidentado apresentava sinais de embriaguez e que o veículo foi retirado do local por um dos guardas municipais que atendeu à ocorrência, após ter sido guinchado por uma viatura. O guarda municipal dono do carro não será investigado, pois ele não estava de serviço. O caso também não foi registrado na Polícia, sob a alegação de se tratar de uma ocorrência apenas com danos materiais.
Em entrevista à Rádio Medianeira nesta quarta-feira (25), o presidente da Associação dos Guardas Municipais de Santa Maria, Delmar Sisti, disse que o atendimento prestado pelos agentes na ocorrência foi padrão, que quando ocorre um acidente de trânsito sem lesões corporais, que o caso não precisa ser registrado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e que os guardas que atenderam o chamado não confirmaram o estado de embriaguez, relatado pela denunciante, que levou o caso até à Ouvidoria da Prefeitura.
Clique AQUI e ouça a entrevista com o presidente da Associação dos Guarda Municipais de Santa Maria.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Atendimento pOdrão.
Chegar, olhar, não dá nada, te vira magrão… e o dono fica olhando seu veículo embaixo da árvore.
O sr. Sisti poderia trazer o testemunho de dezenas de pessoas que tiveram dois veículos atendendo um acidente de trânsito e onde eles ajudaram a remoção do veículo. Calaria a boca dos palpiteiros.
Só falta deixaram de de fazer atendimento Padrão a partir de agora. Acho que o do colega foi o último.
#SEI!
Atendimento PADRÃO: as guarda vem, reboca e retira teu veiculo de onde ele estiver.
Serviço de Primeiro Mundo!
Não esqueçam deste atendimento.
Por isto que na época da campanha para a prefeitura foi comentado que ‘aumentar a participação da GM na segurança pública’ era roubada. Também comentou-se da transferência de atribuição sem repasse de recursos.
A GM é um monstrengo, um simulacro de polícia sem poder algum, que ainda vai dar muita dor de cabeça para a Prefeitura e para os santa-marienses. Isso foi só o começo.