ELEIÇÕES 2018. Confira o caminho do registro da candidatura Lula/Haddad e o que poderá acontecer
Do portal especializado PODER360 (texto e infográfico)
O PT registrou na última 4ª feira (15.ago) o pedido de candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República. O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad é o candidato a vice na chapa do partido.
Como Lula foi condenado em 2ª Instância pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do tríplex do Guarujá (SP), na Lava Jato, pode ser julgado inelegível pela Lei da Ficha Limpa.
O deferimento ou não da candidatura está nas mãos do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Mais especificamente nas mãos do ministro Luís Roberto Barroso, escolhido para ser o relator do processo do petista na Corte.
Vencidos os prazos legais de contestação e apresentação de defesa, caberá a ele decidir sobre a candidatura de forma monocrática ou levar a questão para ser julgada pelo plenário. A decisão precisa ser tomada até 17 de setembro, quando o TSE insere as informações das candidaturas nas urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições.
O Poder360 preparou 1 infográfico com os prazos de cada etapa do processo:
O registro de Lula já é alvo de 7 impugnações já protocoladas na Justiça Eleitoral. Novas contestações podem ser registradas até 4ª feira (22.ago). São esses os processos que serão avaliados no TSE para o deferimento ou não da candidatura. São elas:
. da procuradora-geral Eleitoral Raquel Dodge;
. da coligação do candidato a presidente Jair Bolsonaro;
. do Partido Novo;
. do líder do MBL Kim Kataguiri;
. do ator Alexandre Frota;
. do advogado Marcelo Feliz Artilheiro;
. do advogado Fernando Aguiar dos Santos.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.