PolíticaSanta Maria

LÁ DO FUNDO. Muletas (ou escadas) dos federais, PPL e Werner e Jango Filho, por que só uns são grandes…

– Em número de filiados, Santa Maria tem seis partidos grandes (grandes-grandes, só grandes ou médios). A saber, e pela ordem: PT, MDB, PDT, PP, PSDB e PTB.

– Mas isso é apenas pelo critério numérico. Noutro, de efetiva participação política eleitoral, há uma diferença fundamental, e nem é tão difícil perceber.

– Quer ver? Desse sexteto, só PT e MDB apresentam chapa completa no pleito de outubro: com candidatos a deputado estadual e federal.

– O PDT, nitidamente contra a vontade da direção local, terá candidata a deputada estadual apenas pela vontade da própria e com intervenção estadual. Para federal, nem pensar.

– O PSDB, e isso está ficando bastante claro, tem uma estratégia de apoio a forasteiro(a) para federal, tendo apenas um nome à Assembleia.

– A situação de PP e PTB é ainda mais vergonhosa: sequer apresenta um candidato, a que cargo for. Pior, no caso do PTB, em que assumidamente, um vereador apoiará candidato de outro partido a federal.

– Vamos combinar que, assim postas as coisas, não é difícil saber por que alguns partidos são de fato grandes. E aos demais compete apenas ser o que são hoje: coadjuvantes.

– Assim, as vitórias só acontecem por eventualidade ou calcadas na individualidade, que supera o partido. Exemplo? Jorge Pozzobom, do PSDB, prefeito de Santa Maria. Ele é maior que a sigla.

– Acostume-se. Essa seção marca também a estreia do selo (ao lado) a ser utilizado pelo site para as matérias relativas à eleição de outubro.

– A ilustração foi produzida, a pedido do editor, pelo parceiro do www.claudemirpereira.com.br,  o publicitário Franklin Carvalho Neto.

– Eles não gostam, provavelmente, da expressão. Inclusive porque se consideram (e este site torce pelos três e por todos os outros nomes santa-marienses) competitivos. Mas o fato objetivo é que são, todos, “muletas” (ou escada0 de candidatos a deputado federal forasteiros.

– Sim, Luiz Carlos Fort, do PR, é o cabo eleitoral de luxo em Santa Maria do Giovani Cherini. Ele oriundo do PDT, enquanto o santa-mariense veio do PT.

– A mesma circunstância eleitoral atinge a pedetista Luci Duartes (escada de Pompeo de Mattos, presidente estadual do partido) e o tucano João Carlos Chaves (de Yeda Crusius).

– O primeiro candidato presidencial a vir a Santa Maria nessa condição será o pepelista João Goulart Filho, do PPL. Ele estará na cidade no próximo sábado, e vai ao Calçadão acompanhado do presidente estadual da sigla e candidato a deputado federal, Werner Rempel.

– A propósito de Rempel, creia: é o exemplo acabado daquilo que virou um esteriotipo mas que, nele, é bem real: trata-se do verdadeiro “soldado do partido”.

– Até as pedras sabem das escassas chances de vitória eleitoral, no sentido estrito. Mas ele se dispõe ao sacrifício para obter uma votação que ajude o PPL a, nacionalmente, superar a cláusula de barreira.

– Para fechar, um elogio necessário e nem sempre feito aos servidores públicos que honram a função. No caso, às assistentes sociais Tatiane Sulcis Pilati, Naiane Freitas e Rita Marlize Rodrigues.

– Como você leu no site (AQUI), o trio fez uma paródia da música “Let it go”, do filme infantil “Frozen”, com direito à produção de um vídeo.

– Tudo para motivar a criançada vinculada à Estratégia Saúde da Família (ESF) Victor Hoffmann, localizada na Vila Rossi. Palmas, com direito a bis, tribis e polibis, a vocês, moças, que difnificam o verdadeiro serviço público!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Kuakuakuakua. Uns são ‘muletas de forasteiros’. Werner Rempel é ‘soldado do partido’. Depois das eleições veremos quem estava apoiando ‘mula manca’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo