CinemaCultura

CULTURA. Quase 170 obras inscritas para o festival Santa Maria Vídeo e Cinema. 48 são daqui e da região

Da Padrinho Agência de Conteúdo, com texto de Alexandra Zanela, e imagem de Reprodução

O Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC) surpreende mais uma vez. Mesmo depois de quase cinco anos em stand by, o festival volta com a 12ª edição totalmente colaborativa e recebe 169 inscrições de curta-metragens produzidos no Brasil inteiro. O retorno também rendeu um recorde: 48 projetos foram inscritos para a categoria de Mostra de Santa Maria e Região, o que só reforça o destaque do cinema local. O evento ocorre entre os dias 20 e 25 de novembro, na Praça Saldanha Marinho em Santa Maria.

“Desde a primeira edição do SMVC, em 2002, a equipe do festival buscou projetar Santa Maria como Polo Audiovisual. Para isso realizamos intercâmbios, debates e oficinas em todas as edições, ao mesmo tempo que incentivamos e apoiamos os filmes feitos em Santa Maria e região. A cidade tem uma trajetória muito forte desde o Clube de Cinema nos 1950, passando por várias gerações de cineclubistas e de pessoas que produziram filmes e, também, está muita ligada ao teatro. Então, nessa retomada do SMVC, ter esse recorde de inscritos apenas para esta categoria é um marco. É a demonstração contundente de que o festival foi abraçado por diretores, diretoras e equipes de cinema da cidade”, afirma  Luiz Alberto Cassol, diretor artístico e coordenador geral do SMVC.

Considerado um dos principais festivais de audiovisual do país, o SMVC retoma as suas origens neste ano, que é fortalecer a relação com o espaço público. Por isso, todos os filmes serão exibidos a céu aberto na praça principal da cidade. Com o tema “Atuar e mudar as coisas” o festival traz um importante questionamento sobre como o audiovisual pode ajudar a transformar o mundo.

Luiz Alberto Cassol garante que as boas surpresas estão agradando muito a organização do evento, que valoriza e trabalha, muitas vezes, pelo amor à arte. As inscrições vieram não só de todo o Brasil, mas também dos vizinhos hermanos.

“Ter recebido inscrições de 18 estados brasileiros e também da Argentina demonstra a repercussão que o SMVC tem no audiovisual tanto no Brasil como fora, pois buscamos esse intercâmbio com a Argentina, principalmente por meio do Fórum Entre Fronteiras e do Festival Internacional de Oberá, em Misiones”, diz.

O festival contará com três mostras:

Competitiva Nacional: obras de curta-metragem finalizadas a partir de 1º de janeiro de 2017, com até 20 min de duração, incluído os créditos, não inscritos em edições anteriores do Santa Maria Vídeo e Cinema, nas categorias Animação, Documentário e Ficção.

Competitiva de Santa Maria e Região: obras de curta-metragem finalizadas a partir de 1º de janeiro de 2014, com até 20 min de duração, incluído os créditos, não inscritos em edições anteriores do Santa Maria Vídeo e Cinema, nas categorias Animação, Documentário e Ficção. Poderão participar obras de realizadores e realizadoras residentes em Santa Maria e cidades com até 70 Km de distância.

Mostra não-competitiva: a Comissão Organizadora divulgará até as datas do festival a programação de mostras e atividades paralelas.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI .

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo