CulturaPrefeituraSanta Maria

LEVEI MEDO. Escola de samba de Porto Alegre quer “homenagear” Santa Maria

A última (e provavelmente tenha sido também a primeira) vez que uma escola de samba resolveu homenagear Santa Maria em desfile oficial foi, salvo engano, no final dos anos 90. Coisa de década e pouco atrás. Era uma entidade de segunda linha da capital e que chegou lá pelas beiradas finais da classificação, se é que não foi rebaixada.

Agradecimento, tudo bem. Mas a tal de homenagem meio que “apavora”

Aparentemente, o risco não é o mesmo, agora. Afinal, quem quer honrar a boca do monte é uma das grandes do carnaval porto-alegrense. E que até andou por aqui na folia de fevereiro, patrocinada pela Prefeitura. O diabo é que esse tipo de “homenagem” normalmente significa, também, colocar a mão no bolso. Público e privado. Vale a pena? Naquela ocasião, não. A imagem foi para as cucuias. Resumindo: por mais que acredite na capacidade dos foliões da capital, a história me ensinou a levar medo.

Para saber mais detalhes da possibilidade, que será discutida pela prefeitura quando avaliar o carnaval deste ano, acompanhe material distribuído pela assessoria de imprensa da administração, em que trata da visita de agradecimento de dirigente da “Imperadores do Samba”. A foto é de Felipe Pires. A seguir:

Imperadores do Samba agradece acolhida do público de Santa Maria e propõe homenagem à cidade

A vibração dos santa-marienses com o desfile da Imperadores do Samba, durante o Carnaval Municipal de Santa Maria (2010) rendeu uma visita de agradecimento da direção da escola porto-alegrense ao prefeito Schirmer. O encontro aconteceu na terça-feira (9), no gabinete do prefeito, com a presença dos secretários de Cultura, João Luiz Roth e de Turismo, Norma Moesch.

Em retribuição à acolhida carinhosa do público, o presidente da escola, Luiz Carlos Amorim, comunicou ao prefeito a sua intenção de homenagear a cidade no carnaval do próximo ano, destacando como tema do samba-enredo da escola o nome e a história da cidade. “A homenagem foi resultado da apresentação na avenida Liberdade, nos sentimos como se estivéssemos em casa”, ressaltou Amorim.
Durante a visita Amorim entregou ao prefeito uma sinopse da proposta para levar o nome da cidade ao Porto Seco, Zona Norte de Porto Alegre, local onde se realizam os desfiles de carnaval. O presidente da Vermelho e Branco porto-alegrense, escola com 51 anos de desfiles e 17 títulos, adianta que o tema do samba-enredo contaria a história da cidade sob o ponto de vista de Imembui e Morotin, personagens principais da lenda de criação de Santa Maria…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Enredo comprado faz perder a graça. Descaracteriza completamente uma festa que já foi popular, espontânea. Isso me lembra aquelas “empresas” que concedem troféus aos “estabelecimentos do ano” a quem paga mais, e vão de cidadela em cidadela promovendo isso.

  2. A primeira impressão é de que o setor de captação de recursos da “Imperadores do Samba” é bastante ágil. Se é eficiente, veremos logo adiante.

  3. É isso aí!
    Muito do carnaval desse ano em Santa Maria deveu-se ao entusiasmo ilimitado da Marquita Quevedo, que não recuou nunca da idéia de fazer acontecer aqui, o carnaval de rua.
    Dá-lhe Marquitaaaaaa!
    Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo