Destaque

CIDADE. “Calourada Segura”, ação integrada entre a area de segurança e prefeitura garante tranquilidade

Ação do poder público – que teve inclusive a interrupção de trânsito no entorno da praça – deve continuar até a próxima sexta-feira

Por ANA BITTENCOURT (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A primeira noite da Calourada Segura, ação conduzida pela Prefeitura de Santa Maria, com apoio das forças de segurança, teve saldo positivo. O balanço apresentado pelo superintendente da Guarda Municipal e coordenador da operação, Sandro Nunes, definiu o início do evento como tranquilo e sem maiores ocorrências. A Delegacia Móvel da Polícia Federal também não registrou nenhum problema.

“De acordo com a Brigada Militar, cerca de 5 mil jovens circularam pela Praça Saturnino de Brito e arredores na noite de segunda-feira (06). Avaliamos de forma positiva o resultado da noite, sem nenhum problema mais expressivo e com muitos agradecimentos e manifestações favoráveis dos estudantes que foram até o local com o intu

ito de se divertir”, comentou Nunes.

O chefe do Executivo, prefeito Jorge Pozzobom, fez questão de visitar a Praça Saturnino de Brito na manhã desta terça-feira (07). “Encontramos o local limpo e organizado, nem parece que tivemos milhares de pessoas aqui ontem. E o mais importante, sem ocorrências relevantes junto aos órgãos de segurança. Essa ação integrada e comprometida foi fundamental para o sucesso da nossa calourada. Esse é o compromisso do nosso governo, cuidar de Santa Maria e cuidar das pessoas”, afirmou.

Para a Calourada Segura, a Prefeitura promoveu uma série de medidas como instalação de banheiros químicos, tonéis de lixo, revitalização da praça, poda de árvores, presença de conselheiros tutelares, alterações no trânsito e disponibilizou uma ambulância para pronto atendimento. Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Municipal deram suporte na segurança, com a presença da Delegacia Móvel e da Plataforma de Observação Estendida (POE), além da presença efetiva de agentes circulando pelo local.

ESTUDANTES, MORADORES E COMERCIANTES APROVARAM AS MEDIDAS

As ações propostas agradaram tanto quem esteve na Saturnino de Brito para comemorar, quanto quem transita pelo local ou reside próximo. Acadêmica de Artes Cênicas, Amanda Pedrotti, 19 anos, conduzia a turma de calouros da universidade federal. “Este é o terceiro ano que participo e é a primeira vez que me sinto segura de verdade. Não vejo esse aparato todo como repressão, mas como segurança pra gente que quer e merece se divertir”.

O proprietário de uma imobiliária localizada na Duque de Caxias, Adriano Simões, testemunhou vandalismo e brigas em anos anteriores. “Para nós, além da segurança de sair do trabalho e caminhar com tranquilidade, o principal era o pós-festa. Se a Prefeitura cuidar da limpeza, com certeza estaremos satisfeitos”, apontou.

A sensação de tranquilidade fez duas moradoras da Rua Dr. Bozano pegarem cachorros e chimarrão para desfrutar o início da noite na Saturnino de Brito. Suzana Arend e Alair Barcelos, ambas aposentadas, veem as iniciativas da Prefeitura como necessárias. “Não há como impedir a juventude de se divertir, mas há que se dar condições para que nós, moradores, não sejamos prejudicados. Acredito que todo esse esforço conjunto aqui visa isso”, concluem.

TRÂNSITO NO LOCAL SERÁ INTERROMPIDO A PARTIR DAS 19H

As alterações no trânsito serão mantidas nesta terça-feira (07). Além do bloqueio no fluxo das ruas Dr. Bozano e Duque de Caxias (confira abaixo e veja o mapa), a partir das 19h, a Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) informa que o trânsito será parcialmente bloqueado no cruzamento da Rua Duque de Caxias com a Rua dos Andradas. A medida será tomada para filtrar o fluxo, priorizando moradores da região. A partir das 18h os agentes de trânsito já estarão neste locais orientando os motoristas.

Dr. Bozano: quem trafega pela Rua Dr. Bozano deverá obrigatoriamente fazer a conversão à direita, no cruzamento com a Rua Serafim Valandro.

Serafim Valandro: quem trafega pela Rua Serafim Valandro deverá seguir reto e não poderá fazer a conversão à esquerda na Rua Dr. Bozano.

Rua Venâncio Aires: quem trafega pela Venâncio Aires deverá seguir reto e não poderá fazer a conversão à direita na Rua Duque de Caxias.

Duque de Caxias: quem trafega pela Rua Duque de Caxias vai encontrar cones de sinalização na esquina com a Rua dos Andradas. Neste ponto, os agentes estarão filtrando o tráfego de veículos, dando prioridade a moradores. No trecho entre a Venâncio Aires e a Dr. Bozano o trânsito estará interrompido.

Rua Cel. Niederauer: quem trafega pela Cel. Niederauer deverá obrigatoriamente fazer a conversão à direita na Rua Duque de Caxias. Para acesso ao Centro, a opção do motorista é seguir pela Rua Olavo Bilac até a Rua Serafim Valandro.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Parece que finalmente temos alguma coisa chamada de gestão pública funcionando na cidade nessa situação em específico, depois de anos e anos de “mundo animal”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo